Considerado o Oscar brasileiro, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está na sua 34ª edição e será realizada entre 22 de outubro e 4 de novembro, contando com produções de diversas nacionalidades.
É um festival que ocorre anualmente na capital paulista, sem fins lucrativos, realizado pela Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema (ABMIC) e com o reconhecimento da Federação Internacional da Associação dos Produtores de Filmes.
Com grande reconhecimento mundial, a Mostra conta com personalidades de diferentes locais. “A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo se caracteriza por uma criatividade singular nos modos de construir locais de encontro entre o público e as obras”, relata o crítico francês Jean Michel Frodon.
Sua criação data do ano de 1977, originada pelo crítico de cinema Leon Cakoff para celebrar os 30 anos de fundação do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). A edição de estréia da Mostra Internacional de Cinema teve 16 longa-metragens e sete curtas de 17 países, apresentados em 40 sessões no Grande Auditório do Masp, e inaugurou a modalidade do voto do público para a escolha do melhor filme, ritual que nunca mais foi abandonado.
O vencedor do Prêmio do Público foi Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, de Hector Babenco. Na época, o Jornal do Brasil chegou a escrever que a Mostra era o único lugar no Brasil em que as pessoas tinham o direito de votar, em referência à ditadura vigente na época.
400 filmes na edição 2010
Durante duas semanas, diversas salas de cinema da cidade recebem mais de 400 títulos de diferentes países em mais de 20 lugares espalhados pela cidade, entre cinemas, museus e centros culturais. Em alguns locais, o ingresso será vendido a partir de R$ 1. Para a estudante Camila Santos, o evento é perfeito para os cinéfilos. “Adoro cinema e procuro assistir a todos os gêneros cinematográficos, a Mostra Internacional de São Paulo é uma excelente oportunidade para o público ter acesso a ótimos filmes de diferentes nacionalidades, porém que não seriam exibidos em outras ocasiões, já que não têm apelo comercial”.
A Mostra está dívida em duas categorias. A seção competitiva e a perspectiva internacional, que é um panorama das mais importantes produções do cinema mundial dos dois últimos anos. Todos os filmes da sessão perspectiva internacional concorrem ao prêmio do público, que será entregue para as categorias de melhor longa estrangeiro e melhor filme brasileiro.
(Ana Paula Timóteo, especial para o www.fatoexpresso.com.br)