Por: Allan Robert
Morei no Embu muitos anos. No Embu moram a minha mãe e irmãos e alguns dos amigos que fazem falta. Cheguei em 1970, quando o movimento artístico, do qual minha mãe faz parte, estava apenas iniciando. O Embu mudou. Eu mudei. O mundo mudou. Manter-nos atualizados das mudanças é fundamental para entendermos o nosso papel na sociedade. E para modificá-lo, se necessário.
No período em que morei no Embu – entre idas e vindas – testemunhei o nascimento e crescimento do jornal Fato Expresso, mas já estava longe quando a versão impressa foi interrompida. Toda vez que um projeto sério, que exigiu empenho, dedicação total e ética dos executores se interrompe, fico com a impressão de que há alguma engrenagem quebrada neste mundo, temendo que ele possa parar.
Pois a engrenagem foi consertada e eis que o Fato Expresso volta em versão digital. Virtual, sim, mas com a mesma ética, seriedade e empenho real de antes. O mundo volta a girar na velocidade de antes e só quem está muito atento reparou.
Foi com imenso prazer que aceitei o convite do Márcio Amêndola para participar desse novo desafio. Volto a ter contato mais direto com o Embu, além dos laços que me ligam à cidade. Vou contar um pouco sobre essa experiência na Itália, de como somos parecidos e, ao mesmo tempo, tão diferentes. Vou contar sobre costumes, cultura e culinária (sim, vão rolar receitas, às vezes). Conto com o discernimento dos leitores, pois serão sempre as minhas impressões pessoais. E às vezes é uma bagunça.
Allan Robert P. J., carioca desde a Primavera de 1959, possuo uma alma cigana que jamais me deixou sossegado no mesmo lugar por muito tempo, o que me permitiu plantar muitas árvores. Pelo menos uma em cada lugar onde morei. Casei-me em Janeiro de 1987 com a Eloá de sempre e tivemos duas filhas nos doze anos em que moramos em Salvador, onde não cheguei a concluir a faculdade de Economia na FACCEBA. Nos mudamos para a Itália na Primavera de 1999, vivemos todos juntos e às vezes é uma bagunça..Pai, micro-empresário, curioso, observador, co-fundador e colaborador do blog ecológico “Faça a Sua Parte”. Minha alma cigana começa a manifestar-se…