Partidários da coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, da candidata governista Dilma Rousseff (PT), lideram levantamentos de intenção de voto na maioria dos 9 Estados com segundo turno
São Paulo – Dos nove Estados que terão de ir às urnas no dia 31 de outubro para definir o próximo governador, seis têm concorrentes partidários de Dilma Rousseff (PT) à frente.
Apenas três pretendem eleger candidatos que apoiam coligação tucana, “O Brasil Pode Mais”, Alagoas, Goiás e Pará, que definem quem estará à frente do Executivo estadual em segundo turno.
Os dados para a análise foram colhidos de pesquisas feitas pelo Datafolha, Ibope e institutos regionais, todos registrados na Justiça Eleitoral, nos termos da lei.
DILMA
Em uma das disputas (Paraíba), os dois candidatos a governador endossam a petista. Partidários de Dilma lideram no Amapá, Distrito Federal, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima.
Os Estados em que há candidatos da coligação de Dilma Rousseff (PT) à frente na pesquisa são: Amapá: Capiberibe (PSB) 50% x 43% de Lucas Barreto (PTB) – Ibope.
Piauí: Wilson Martins (PSB) 50,1% x 41,7% de Sílvio Mendes (PSDB) – Data AZ.
Distrito Federal: Agnello Queiroz (PT) 54% x 31% de Weslian Roriz (PSC) – Datafolha.
Rondônia: Confúcio Moura (PMDB) 44,1% x 38,9% de João Cahúlla (PPS) – Phoenix.
Paraíba: Ricardo Coutinho (PSB) 52% x 40% de José Maranhão (PMDB) – Ibope.
Roraima: Neudo Campos (PP) 50% x 41% de Anchieta Junior (PSDB) – Ibope.
SERRA
O estado de Alagoas tem Teotônio Vilela (PSDB) com 48% contra 40% de Lessa (PDT). O Pará é o estado em que o PSDB lidera com mais folga – Simão Jatene tem 60%, enquanto Ana Júlia Carepa (PT) marca 40% das intenções de voto.
Goiás apresenta empate técnico, apontando Marconi Perillo (PSDB) com 48% e Iris Rezende (PMDB) com 44%. Neste Estado, a disputa entre os candidatos a Presidência Dilma e José Serra é bem equilibrada. No primeiro turno, o percentual de diferença de votos foi de apenas 2,8 pontos.
(Por: Patrícia Ferreira, especial para a Rede Brasil Atual / Edição: www.fatoexpresso.com.br)