Orlando Silva foi ao comitê pró-Dilma do deputado eleito Geraldo Cruz e fez discurso pedindo votos para a candidata do PT à Presidência, que disputa o segundo turno neste domingo
Após evento oficial no Centro Cultural de Embu, quando foram assinados convênios com as 6 cidades do Conisud para o ‘Programa 2º Tempo’, de incentivo à prática esportiva, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi convidado pelo prefeito Chico Brito e lideranças da região a discursar no comitê pró-Dilma ao lado do deputado estadual eleito, Geraldo Cruz (PT).
Um grupo de aproximadamente 200 pessoas, entre políticos, autoridades, lideranças comunitárias e moradores da cidade, subiu em caminhada até o comitê, para o evento político nesta caminhada final das eleições. Orlando Silva demonstrou estar à vontade diante a multidão que o acompanhou em passeata pela Rua Nossa Senhora do Rosário, até o comitê de campanha da candidata petista Dilma Rousseff.
O evento contou com a presença de vários representantes políticos da região, entre eles: o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa (PMDB); Chico Brito (PT), prefeito de Embu, a prefeita de Juquitiba, Cida Maschio (PDT), o presidente da Câmara de Embu, Silvino Bomfim (PT), os vereadores João Leite, Ná e Didi (PT), Júlio Campanha (PTB), Dra. Bete e Carlos Pires (PDT), e Gilvan da Saúde (PPS); o candidato eleito a deputado estadual, Geraldo Cruz (PT), o representante do prefeito de Taboão da Serra, Maruzan Corado (PSB), entre outros.
Discursos inflamados
Na sede da campanha petista, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, já na condição de “filiado do PCdoB e militante da campanha de Dilma”, discursou para cerca de 200 pessoas num tom de cautela. Feliz pela recepção acalorada dos políticos da região, ele exaltou a postura do município de Embu e lembrou de antigas conversas com veteranos da política local como o recém eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Geraldo Cruz.
Orlando Silva colocou que esta última semana será crucial para que a candidata do PT, Dilma Rousseff vença o candidato tucano, José Serra, e se consagre eleita como a primeira mulher a chegar à presidência na História do Brasil.
Críticas ao governo do Estado
Durante o evento, vários discursos criticaram a postura do governo do Estado em relação à região. O presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT) disse que é preciso eleger Dilma Roussef para que a região continue a ser atendida pelos programas sociais do governo Lula e pelas obras do PAC. Deu como exemplo a postura do candidato Serra (PSDB) quando era governador. “Tentamos várias agendas com o governador, secretário de Saúde, que até morreu, mas não nos atendeu”, reclamando do descaso do governo tucano para com a região Sudoeste.
O prefeito Jorge Costa disse que nunca viu tanta verba federal em sua cidade como no governo Lula e criticou o governador Alberto Goldman (PSDB), que em evento na Etec pela manhã havia colocado a culpa nas prefeituras de Taboão e Itapecerica por aquelas cidades não receberem Escolas Técnicas do Estado. Jorge anunciou que Itapecerica terá uma Escola Técnica Federal em breve.
O prefeito Chico Brito (PT) disse que no evento realizado pela manhã na Etec, o governador interino fez parecer que Embu devia muito ao Estado pela construção da escola no Embu, mas segundo o petista, foi a cidade que cedeu o terreno, inclusive a verba, abrindo mão de repasse atrasado do Estado para outras obras. E ainda criticou o baixo padrão da construção da Etec: “O auditório tem piso de cimento queimado, mas eles acham que o prédio é a oitava maravilha do mundo”, atacou.
Geraldo Cruz, muito aplaudido em seu discurso, ressaltou que as políticas do governo Lula tem de continuar, por meio da eleição de Dilma presidenta, para que as obras do PAC continuem e a região sudoeste não pare de receber recursos. O deputado exortou à militância e simpatizantes do PT, que mantenham a mobilização, inscrevendo-se como fiscais no dia da votação e na apuração. Para ele, “todo cuidado é pouco, vão tentar ganhar essa eleição no tapetão, porque no voto não ganham”.
(Alexandre Oliveira e Márcio Amêndola – www.fatoexpresso.com.br)