Representando o Cine Club Embu, o ator Benê Silva, Presidente da entidade na Terra das Artes, está acompanhando a XXVIII Jornada Nacional Cineclubista que está acontecendo nesse mês, na Capital de Pernambuco, Recife. O evento acontecerá de 6 a 11 de dezembro, e deverá reunir centenas de aficcionados por vídeo/documentários e integrantes de Associações Cine Clubes espalhados pelo país.
A 28° Jornada teve sua divulgação ampliada pelas redes sociais como o facebook e o youtube, com uma página dedicada a divulgar e reunir os pontos de informação do evento. Além do acontecimento para a celebração do movimento cineclubista nacional, Recife também receberá a 3° Conferência Mundial de Cineclubismo e a Assembléia Geral da FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
Segundo o Blog dedicado a divulgação oficial, os eventos visam “celebrar a consolidação da rearticulação do movimento cineclubista brasileiro, sua reconhecida liderança e protagonismo no cenário mundial nas lutas pela democratização do acesso à cultura audiovisual, pelo fortalecimento das diversidades e identidades culturais e pelos direitos do público”.
Com cerca de mais de 250 Presidentes de Cine Clubes presentes em 27 estados brasileiros e representantes de Federações Nacionais Cineclubistas filiadas à FICC – Federação Internacional de Cineclubes em mais 50 países do mundo, os eventos também contaram com a presença de lideranças das principais entidades não governamentais do audiovisual brasileiro. Os três eventos foram organizados pelo CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros em parceria com a FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes e com a FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
Em entrevista divulgada pelo blog oficial da 28° Jornada Cineclubista, o presidente do CNC, Claudio de Jesus, falou sobre a história do ressurgimento dos Cine Clubes no país. “Estaremos em Recife comemorando os resultados alcançados por um processo iniciado em 2003, numa situação na qual o movimento cineclubista brasileiro se encontrava completamente desorganizado e desarticulado nacional e internacionalmente. Na primeira reunião que foi articulada com o objetivo de resgatar e reorganizar o movimento cineclubista brasileiro, organizada pelo companheiro Leopoldo Nunes, que na época foi chefe de Gabinete do Ministro Gilberto Gil, éramos menos que uma dezena de cineclubistas. Tal reunião resultou na realização da 24ª Jornada Nacional de Cineclubes que aconteceu em 2004, durante o Festival de Brasília e que contou com a participação de representantes de cerca de 60 cineclubes brasileiros”, disse o presidente do CNC, Claudio de Jesus.
Ainda segundo o Presidente do CNC em entrevista disponibilizada no Blog oficial do evento, que acontece em Recife (http://28jornadanacionaldecineclubes.wordpress.com/), “o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros conta hoje com cerca de 500 cineclubes filiados e está presente em todos os 27 estados da federação, dentre os quais em pelo menos cinco já conseguimos nos rearticular institucionalmente em nível estadual. E isso ainda é pouco, já que sabemos que existem atualmente mais de 1000 cineclubes em atividade no país”, disse Claudio.
De acordo com o Blog, durante o evento acontecerão várias atividades paralelas, dentre as quais a realização de várias mostras de cinema nacional e internacional. Como por exemplo a Mostra que reunirá os principais filmes do premiado cineasta iraniano Kamran Shirdel, praticamente inédita no Brasil. Serão ainda prestadas várias homenagens a personalidades nacionais e internacionais que receberão do CNC o Prêmio “Paulo Emílio Salles Gomes e certificados de reconhecimento aos serviços prestados à cultura, ao audiovisual e ao cineclubismo.
Veja a programação do evento
28 Jornada Nacional de Cineclubes:
http://28jornadanacionaldecineclubes.wordpress.com
3 Conferência Nacional de Cineclubes
http://3conferenciamundialcineclubismo.wordpress.com
CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
http://cncbrasil.wordpress.com
Por Alexandre Oliveira com informações de João Baptista Pimentel Neto (Secretário Geral e Diretor de Comunicação do CNC)
O Cine Clube – Embú está muito bem representante pelo grande Benê
Davy