Criador do Blog ‘Falha de S. Paulo’, censurado e processado pelo jornal Folha de S. Paulo diz que a liberdade de expressão está em jogo, no momento em que a grande imprensa tenta frear o crescimento da mídia alternativa
São Paulo – Um dos irmãos criadores do blog “Falha de S.Paulo”, Lino Bocchini, declarou em entrevista à Rede Brasil Atual que textos em cinco idiomas – inglês, francês, italiano, espanhol e alemão – estão sendo preparados para reforçar o conteúdo e chamar atenção da mídia internacional. “É preciso furar o bloqueio da imprensa brasileira”, afirmou, justificando a novidade que entra no ar próxima semana no site “Desculpe a Nossa Falha”.
Há pouco mais de dois meses, ele e o irmão, Mario Bocchini, foram processados pela Folha de S. Paulo por terem criado um blog satirizando o diário. Por decisão da Justiça, eles tiveram de retirar o conteúdo do ar e foram condenados a pagar indenização por uso indevido da marca. Bocchini acredita que a melhor resposta para o processo sofrido é mobilizar entidades e a imprensa do exterior. “Nossa única chance é divulgar o caso cada vez mais de forma a tentar criar um constrangimento para a Folha e perceberem que a maioria acha que não é uma ação correta”, declarou, citando que a causa tem o apoio de figuras públicas, como o cantor e ex-ministro Gilberto Gil e o apresentador Marcelo Tas.
O jornalista pontuou que conta fundamentalmente com o apoio da mídia alternativa para comover a opinião pública. “Por interesses instituicionais, a mídia convencional não dá atenção ao caso. Já trabalhei nestes locais e tenho vários amigos por lá e, ironicamente, comentam que isso está sendo muito discutido nas redações”, contou, agradecendo aos que divulgam a história.
Lino e seu irmão, Mario Bocchini, estão sendo convidados a participar de fóruns internacionais sobre liberdade de expressão na internet. Segundo ele, é uma preocupação que se estende a todos os que atuam na área. “Uma vez a Folha ganha o processo, é passada uma mensagem para outras empresas de que essa censura poderá ser aplicada também em outros casos, ou seja, abre-se um precedente grave.”
‘Falha de S.Paulo’ ganha nova versão
Fora do ar desde outubro, o gerador de manchetes do blog “Falha de S.Paulo” foi republicado em um domínio gratuito. O Falha.co.cc usa um serviço de registro gratuito, hospedado por um portal registrado nas Ilhas Coco, na América Central (ver em http://falha.co.cc/). Os criadores do “Falha de S.Paulo”, Lino e Mário Bocchini, em meio a um processo judicial movido pelo jornal Folha de S.Paulo por uso indevido de imagem, negam qualquer participação na nova versão.
Um outro blog (http://falhadespaulo.tumblr.com/), criado por outros usuários em solidariedade aos criadores do original, divulgou a nova versão da ferramenta. Um formulário permite que o usuário crie um título que é exibido como manchete de uma capa fictícia do jornal. Não há menção à autoria na página da nova versão do gerador.
“Nós tínhamos algo parecido, mas não temos nada com isso. Não sabemos quem criou. Há um monte de sites parecidos”, explicou Lino. Os autores da página original já apresentaram defesa no processo, alegando liberdade de expressão e repelindo a possibilidade de os internautas confundirem as publicações.
O gerador de manchetes foi criado pelo “Falha” para satirizar a cobertura promovida pelo jornal, considerada antigovernista e alinhada aos partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A logomarca do site fazia uma variação da do jornal, motivo por que a empresa conseguiu liminar que retirava o conteúdo do ar. O jornal pede ainda indenização pelo que considera ser uso indevido de imagem.
Apesar de ter sido retirado do ar em 4 de outubro, outras versões do blog foram criadas por outras pessoas.
(Por: Leticia Cruz, Rede Brasil Atual, reproduzido para o Fato Expresso)