** Por Joice Viana
Acabou o ano e os times entram em férias. Muitos jogadores vão para a Europa, outros são dispensados. Enquanto uns dão “Adeus”, outros dizem “Olá”. São os tão esperados reforços do começo de temporada.
É natural que os clubes que irão disputar a Libertadores se preparem para a competição, reforçando seus times com os melhores jogadores disponíveis no mercado.
Fluminense
O tricolor conta com o seu maior reforço, o professor Muricy Ramalho, que conseguiu montar um time vencedor. O argentino Conca foi o grande jogador do Fluminense, escolhido o melhor do Brasileirão 2010 e pretende contribuir ainda mais. Washington só espera que a fase ruim passe logo para voltar a fazer gols depois de quinze rodadas sem balançar as redes.
Cruzeiro
No começo deste ano o time celeste estava ganhando vários jogos que disputava e causou preocupação para o São Paulo durante a Libertadores, mas o tricolor paulista levou a melhor e o técnico do time mineiro foi demitido. Depois de alguns problemas, o Cruzeiro se recuperou no Brasileirão e surpreendeu nas últimas rodadas, chegando com chance de conquistar o título enquanto Corinthians e Fluminense perdiam pontos importantes. Não chegou ao título, mas tirou a vice-liderança do Corínthians. A força de reação é a marca desse time que pode surpreender ainda mais no ano que vem.
Corinthians
O alvinegro terá desfalques para o ano que vem. Elias já se despediu do time e segue para a Europa. Wellington decreta o fim da carreia e Jucilei ainda é uma interrogação para a mídia e para os torcedores, mas ele diz que vai ficar. Ronaldo pretendia parar de jogar neste ano, mas por conta das lesões que sofreu, o jogador adiou para fim de 2011. Existem rumores da vinda de Adriano, O Imperador, para o Parque São Jorge, mas Andrés Sanchez desmente e brinca que se o Ronaldo assinar o cheque fica tudo certo.
Grêmio
Com a derrota frustrante do Goiás para o Independente na Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, o tricolor gaúcho consegue uma vaga para disputar a pré-Libertadores. O time veio em uma crescente durante o campeonato brasileiro e pretende surpreender nas próximas competições que disputar já que precisa reforçar seu elenco para as disputas importantes que tem pela frente.
Santos
O peixe ganhou a Copa do Brasil e já está garantido para a disputa da Libertadores no ano que vem. O time contará com o reforço de Elano, o jogador volta ao clube que o lançou no futebol. Paulo Henrique Ganso volta ao time depois de uma lesão grave que o afastou dos gramados no segundo semestre. Desta forma, Neymar terá a volta de seu companheiro de ataque e a ajuda de Elano na criação no meio de campo.
Internacional
O colorado está em Abu Dhabi, onde vai disputar o Mundial de Clubes. A sua primeira partida será no dia 14 de dezembro contra o ganhador do jogo Mazembe (Congo) x Pachua (México). O Internacional vem disputando as últimas Libertadores e garantindo resultados importantes. A possível conquista de um título mundial motivará o time para as próximas competições.
Não se pode esquecer dos grandes times paulistas, como Palmeiras e São Paulo.
Palmeiras
Apesar da frustração na Sul-Americana e péssima posição no campeonato nacional, o palestra conta com um grande treinador, Felipe Scolari, que possui grande experiência internacional e será muito importante para o time.
São Paulo
O tricolor paulista é um time de regularidade impressionante. Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser de pontos corridos, o time já conquistou três títulos; ficou entre os três primeiros lugares da tabela em 2003, 2004 e 2009; o clube que mais venceu; menos perdeu; tem melhor saldo de gols e melhor aproveitamento (58,44%). No ano que vem o time disputa a Copa Sul-Americana, maneira mais fácil de conquistar uma vaga para a Libertadores de 2012. Tudo isso sem contar que o tricolor terá por mais uma temporada o seu ídolo, o goleiro-artilheiro Rogério Ceni. Portanto, os torcedores podem esperar muito do seu time.
Comentários à parte, no futebol não existe previsão, os grandes clubes brasileiros estão sempre disputando competições importantes e chegando às primeiras posições ou finais, mas sempre tem um time de menor expressão que pode surpreender.
Agora é esperar a virada do ano e ver o que acontecerá no futebol brasileiro em 2011!
** Joice Viana é jornalista formada pela Faculdade Paulus de Tec. e Comunicação. Amante dos esportes, em especial o Futebol, ela escreve para o FatoExpresso como forma de colaboração.