Concentração, rapidez, habilidade e atenção…
Esses são os pré-requisitos básicos para um atleta que participa de competições da marcha atlética. É díficil lembrar de qual esporte olímpico estou me referindo, mas se eu disser que é aquele que os atletas andam “rebolando” você vai se lembrar, certo?
Esse esporte não é muito conhecido, mas é bem antigo. A marcha atlética começou a ser disputada nas olimpíadas de 1908. Apesar da modalidade ser antiga, o esporte só começou a ser praticado no Brasil em 1937, depois das olimpíadas de Berlim.
Nessa modalidade os competidores não podem tirar os pés do chão ao mesmo tempo e as passadas devem ser feitas com uma das pernas esticadas. Para que os atletas consigam fazer esse movimento, eles precisam rodar o quadril, por isso parece que eles estão sempre rebolando.
O esporte pode parecer fácil, mas é preciso bastante atenção, habilidade e concentração para ficar em contato direto com o solo o tempo todo. Aqueles atletas que se descuidam, recebem advertências durante a prova e podem ser desclassificados.
As distâncias das provas são: 20 km no feminino e masculino e 50 km para o masculino.
(Por Joice Viana, para o Fato Expresso)“Se você se interessou e quer começar agora, comece trabalhando a mente e o seu auto-controle”