O Campeonato Brasileiro acabou. Estamos em época de confraternização de fim de ano e nada de futebol. Você já deve estar com saudades, não é mesmo?
Mas pode ficar tranquilo! Enquanto os jogos de “gente grande” não começam, os malucos por futebol podem acompanhar as partidas da Copa São Paulo de juniores que começa no dia 4 de janeiro, logo depois dos espumantes, das lentilhas, dos fogos e do pulo das sete ondas.
Há mais de um mês a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a lista com os grupos da 42ª edição da competição que este ano contará com 92 equipes de todos os estados brasileiros, sendo divididos em 23 grupos. O Estado de São Paulo possui o maior número de representantes, 44 times.
É preciso ser forte para aguentar até o fim! Passam para a segunda fase apenas os campeões de cada grupo e nove dos mais bem colocados que terminarem em segundo lugar no seu grupo. A partir daí, 32 times terão que disputar jogos eliminatórios para seguir na competição. Uma boa pedida para quem não gosta de campeonatos por pontos corridos.
E nada de Gato*! Só podem participar da Copa São Paulo os jogadores nascidos de 1992 a 1995.
A final será um presente para os paulistanos que comemoram o aniversário da cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro e os times da capital sempre são favoritos. Nas duas últimas edições Corinthians (2009) e São Paulo (2010) levaram a taça.
Tabela de grupos da Copa São Paulo 2011
*(1) ‘Gato’ – Jogador que tem certidão de nascimento adulterada, reduzindo a sua idade real para que possa ser inscrito na categoria júnior. (fonte: PENNA, Leonam. Dicionário Popular de Futebol: O ABC das arquibancadas. Ed. Nova Fronteira, 1998, p. 116)
(Por Joice Viana, para o Fato Expresso)