Foi divulgada ontem a lista dos melhores goleiros da década (2001-2010) que teve como critério a votação que é feita anualmente pela Federação Internacional de Estatísticas do Futebol (IFFHS).
É uma pena, mas não foi um brasileiro que ficou no alto do pódio das estrelas mundiais das luvas e traves. O melhor goleiro do mundo é um italiano, Gianluigi Buffon, Mama Mia!
Dos brasileiros, a melhor colocação ficou para o goleiro Dida que ficou em sexto. Julio César ficou em 10º e Rogério Ceni em 13°.
Nelson de Jesus Silva, o Dida, conquistou muitos títulos de expressão na última década: Mundial de Clubes (2001) pelo Corinthians, Copa do Mundo (2002), Mundial de Clubes (2007) pelo Milan e duas Ligas dos Campeões (2002/2003 e 2006/2007) também pelo time italiano.
Apesar de Julio César ter defendido a Seleção Brasileira no mundial da África e jogar na Europa e de Dida estar na sexta posição desta lista, foi Rogério Ceni que chamou a atenção na tarde de ontem como personagem do Trending Topics mundial. Os responsáveis por esse feito foram os torcedores São-paulinos que prestigiaram o ídolo do time com vários elogios e “Congrats”.
A posição do goleiro do São Paulo surpreende pelo fato de nunca ter jogado por um time do exterior, mas não tira seus méritos já que é Bi-Campeão Mundial e Tri- Campeão Brasileiro pelo São Paulo, além de ter conquistado a Copa do Mundo de 2002.
O São Marcos, apesar de ter sido titular na família de Felipão na Coréia e no Japão, ficou apenas na 28º posição que teve que dividir com mais quatro goleiros: Hugo Lloris (FRA), Manuel Neuer (ALE), Francisco Guillermo Ochoa (MEX) e Andrés Palop Andrés Palop (ESP).
Confira a lista dos 20 melhores goleiros do mundo:
1. Gianluigi Buffon (ITA)
2. Iker Casillas (ESP)
3. Petr Cech (CHE)
4. Edwin van der Sar (HOL)
5. Oliver Kahn (ALE)
6. Dida (BRA)
7. Jens Lehmann (ALE)
8. Roberto Carlos Abbondanzieri (ARG)
9. Victor Valdés (ESP)
10. Julio César (BRA)
11. Fabien Barthez (FRA)
12. José Manuel Reina (ESP)
13. Rogério Ceni (BRA)
14. Francesco Toldo (ITA)
15. Igor Akinfeev (RUS)
16. Jerzy Dudek (POL)
17. Tim Howard (EUA)
18. Santiago Cañizares (ESP)
19. Grégory Coupet (FRA)
20. Rüştü Reçber (TUR)
(Por Joice Viana em colaboração para o Fato Expresso)