Para comemorar o lançamento do livro “Paris Doisneau”, a editora Cosac Naify elaborou um espaço interativo para os fãs do fotógrafo Robert Doisneau. Através do Google Maps, você pode reviver a Paris de Doisneau por uma ótica romântica, pintada a preto e branco. O fotógrafo entendeu a essência da vida urbana e embalou a magia parisiense.
Um bom exemplo é a foto “O beijo do Hotel de Ville” (1950), que traz algumas polêmicas sobre a veracidade e naturalidade do momento, apesar da sua inegável beleza. Fotojornalismo ou não, as imagens de Doisneau já estão conectadas ao imaginário coletivo e individual pelo seu poder imagético.
A obra possui uma compilação de 500 fotografias de Paris e dos personagens que Doisneau encontrava pela vida. Os cliques deste verdadeiro artista inspiram gerações, que encontram em suas fotos momentos tão verdadeiros e palpáveis, que transmitem a sensação de viver na Paris da década de 1950.
Além de lindas imagens, no livro os fãs encontrarão anotações tiradas de cadernos pessoais de Robert Doisneau, que agregam veracidade aos cenários e apontam a essência de um fotógrafo visionário.
Você Sabia?
Robert Doisneau já passou pelo Brasil em 2009 com a exposição “A Renault de Doisneau”, que mostrava um lado curioso do fotógrafo. A mostra ilustrava os dois longos períodos de sua carreira nas fábricas da Renault.
Serviço
Obra: “Paris Doisneau”
Autor: Robert Doisneau
Editora:Cosac Naify
Tradução: Célia Euvaldo
1ª edição – 2010
Mapa interativo: bit.ly/parisdoisneau
(Por Roxanne Huber para o Fato Expresso)
** Roxanne Huber é Jornalista recém formada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, FAPCOM. Atualmente trabalha como assessora de imprensa, consultora de redes sociais e colabora [colunista cultural] com o site Fato Expresso.
Quer saber mais? Follow me on Twitter: @roxannehuber