As novas regras e datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2011/2012 foram divulgadas pelo INEP. Entre as novidades está a aplicação de dois processos seletivos em 2012 e a divulgação a cada edição do Enem, por meio de edital, da data dos exames seguintes. As inscrições para a edição de 2011 começaram na segunda-feira (23), e vão até 10 de junho. A prova será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro.
O exame tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. A expectativa é de, no mínimo, cinco milhões de inscritos. O Enem deste ano será aplicado em 12 mil locais em 1599 municípios.
A decisão de realizar duas edições do exame vai beneficiar também os estudantes, que terão mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fiscalização mais rigorosa
Outra novidade é a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que irá inspecionar e fiscalizar a gráfica responsável pela impressão e distribuição das provas, para garantir que não ocorram erros, como nas edições anteriores.
Para 2012, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Aplicadas Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, afirmou que para elaborar um maior número de questões para o banco disponível para o exame serão formadas equipes em 59 instituições públicas. A data da primeira avaliação no próximo ano está confirmada para 28 e 29 de abril. A segunda edição de 2012 ainda não tem data prevista.
Saiba mais
Inscrições para o ENEM, de 23 de maio a 10 de junho
Gratuito para estudantes da rede pública e R$ 35 para estudantes da rede privada
Mais informações em: www.enem.inep.gov.br
(Fonte: Maxpress, com informações do INEP)