Com o objetivo de promover o intercambio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de suas atividades no Estado, o Mapa cultural Paulista deste ano deverá contar com três artistas embuenses representando a cidade. Raquel Trindade, Adélia klinke e Olavo Camps foram selecionados por uma comissão organizada pela prefeitura para levar sua arte e a expressividade de Embu para as 13 regiões administrativas do Estado, incluindo litoral e Grande São Paulo.
De acordo com a prefeitura, a qualidade e característica do trabalho de cada um dos artistas influenciaram na indicação, feita pela comissão formada por Paulo Dud, artista plástico e coordenador de artes visuais da Secretaria Municipal de Cultura; João Rodrigues de Sousa, coordenador do Centro Histórico da Secretaria de Turismo; e Milton Takada, artista plástico.
Segundo informações da prefeitura, Raquel Trindade foi indicada “pelo tema folclórico e história, pela composição e pela temática, ingênua e com harmonia”. Já, Adélia Klinke “desenvolve uma linguagem contemporânea com uma liberdade dos meios e dos temas. Tem harmonia cromática, na relação entre cores complementares, e apresenta composições de muita qualidade interativa”. Finalmente, Olavo Camps, “pela técnica naif de pintura sobre madeira, com temática ingênua, retratando a natureza, frutas e pássaros”.
Mapa cultural
Criado em 1995 para promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura nas 13 regiões administrativas do Estado, incluindo litoral e Grande São Paulo, o Mapa Cultural Paulista é distribuído em três fases. De acordo com a Secretaria Estadual de Cultural, em todas as fases os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos primeiramente no município de origem, depois na região em que está inserido e, na final, chamada fase estadual, na capital paulista.
Os três representantes de Embu das Artes já expuseram sua arte, concluindo a primeira faze municipal, na I° Teia regional de Cultura da região Macro-oeste, com a participação de outros artistas da cidade. Além de artes plásticas, o projeto estadual inclui outras expressões artísticas: vídeo, conto, teatro, dança, poesia, fotografia, canto coral e desenho de humor.
(Por A. Oliveira com contribuição de Elke Lopes Muniz da PMETE)