A Câmara de Embu das Artes foi palco no sábado, dia 28 de maio, às 14h30 de um debate promovido pela Dra. Fernanda do Rosário, advogada militante na cidade. O tema “A força interior da Mulher e seu poder de superação” foi desenvolvido por várias mulheres, em especial a escritora Samantha Moraes, autora da obra “Depois do Escorpião”, que conta suas experiências pessoais após ver seu marido trocá-la por uma garota de programa. Participou também do evento Maria da Conceição Aparecida Soares, mãe da fonoaudióloga Cibele Pereira Soares, brutalmente assassinada pelo ex-namorado em 2010, dando um emocionante depoimento de sua busca por justiça.
Participaram da mesa do evento a Dra. Fernanda do Rosário, a escritora Samantha Moraes, a vereadora Ná (PT), a advogada Cláudia Simões (representando o PPS de Embu), Ana Maria de Souza Santos (ex-vereadora), Maria da Conceição Aparecida Soares, e o presidente do PMDB de Embu, Dr. Fábio Pereira da Silva.
Abrindo o debate, Fernanda do Rosário disse que “este encontro tem o objetivo de refletir sobre a condição feminina e a participação da mulher em todos os níveis. A mulher precisa ocupar o seu lugar na sociedade, na vida, na política, no trabalho”.
A vereadora Ná deu as boas vindas a todos os presentes, lembrando que a Câmara Municipal também é um espaço da mulher, mas que no momento só existem duas representantes no parlamento local, e que a mulher tem totais condições de exercer qualquer cargo público. A ex-vereadora Ana Maria lembrou que as mulheres “são a metade da população e mães da outra metade”, mas lembrando as palavras do bispo Dom Pedro Casaldáliga, “a mulher não tem de ser maior nem melhor que o homem, eles tem de ser iguais e caminhar juntos”, afirmou.
A advogada Cláudia Simões afirmou que em pleno século XXI, “a sociedade não está preparada para receber a mulher, mas somos muito atrevidas, nos atrevemos no trabalho, na vida social e na política”. Ela disse ter a convicção de que “com a força da mulher vamos superar todos os obstáculos neste País”, concluiu. Dr. Fábio, único homem na mesa dos debates, disse que a participação da mulher na sociedade é irreversível. “Este processo se iniciou, já temos aqui mesmo as vereadoras Ná e Dra. Bete, advogadas como as Dras. Fernanda e Cláudia, Prefeitas, Governadoras, e agora a presidente Dilma, no mais alto cargo do País, e duas Ministras do STF”, lembrou.
A experiência de Samantha Moraes
A escritora Samantha Moraes, principal convidada do evento, falou de sua experiência pessoal, quando viu sua vida devastada ao ser trocada por uma garota de programa. Seu ex-marido juntou-se à prostituta conhecida como ‘Bruna Surfistinha’, que chegou a dar entrevista no Programa do Jô, na Rede Globo, ao lado do marido de Samantha. Sentindo uma grande humilhação e sem ter como agir naquela situação, ela entrou em desespero e adoeceu, perdendo até a capacidade de cuidar de si e dos próprios filhos do casal.
“Ninguém está preparado para uma coisa como essa. Conheci o João (ex-marido) quando éramos crianças, desde os 7 anos, e nos reencontramos 17 anos depois, e acabamos nos casando. Era o grande amor da minha vida. Tivemos dois filhos, e ele era o marido perfeito, até que veio a traição”, relembra. Samantha diz que o marido não admitiu que estava tendo um caso, muito menos que a outra se tratasse de uma prostituta. A sogra e o próprio marido a maltrataram muito “por desconfiar da infidelidade”. Samantha sentiu-se muito mal, culpada, até que descobriu que tudo era verdade.
Extremamente dependente do marido em tudo, até para fazer compras ou sair de casa, a escritora ficou “sem chão” a ponto de pensar em suicídio. “Tinha deixado minha profissão de comissária de vôo para me dedicar inteiramente ao casamento”. Após a separação, Samantha adoeceu e quase morreu após uma pneumonia e vários dias de internação. Foi quando decidiu ‘voltar à vida’, refletindo que “sem superação e sem perdão ninguém chega a lugar nenhum”.
Com o tempo, decidiu escrever um livro de auto-ajuda e de experiência de vida, contando um pouco de sua trajetória. Nasceu daí seu livro “Depois do Escorpião” (uma alusão irônica ao livro de Bruna Surfistinha, denominado “O Doce Veneno do Escorpião”). Após chegar ao fundo do poço, Samantha Moraes se recuperou, voltou a trabalhar e atualmente é casada com um dos diretores da Rede TV. Ela também usa parte de seu tempo para divulgar seu livro e contar em palestras sua experiência a mulheres que enfrentam situações semelhantes de abandono, separação e até de violência praticada por maridos e companheiros.
Ao final do evento, Dra. Fernanda do Rosário agradeceu o comparecimento de todos e todas, e Samantha Moraes autografou seu livro aos interessados, enquanto era servido um coquetel aos presentes.
(Texto: Márcio Amêndola / Fotos: Adilson Oliveira)