O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo Dilma Rousseff na Câmara Federal participou de um debate sobre a Reforma Política, na Câmara Municipal de Embu das Artes, no dia 5 de junho, domingo, a convite do Secretário de Cultura da cidade, Paulo Oliveira da Silva.
Além de Vaccarezza e Oliveira, participaram da Mesa do evento o deputado estadual Geraldo Cruz (PT), o prefeito embuense Chico Brito (PT), o vice-prefeito Natinha (PDT), o presidente da Câmara, Silvino Bomfim de Oliveira Filho (PT), o vereador petista de São Lourenço da Serra, José Ricardo Abufares, e o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, vereador João Bernardino Leite.
Abrindo o debate, Paulo Oliveira afirmou que levar à sociedade o debate político é dever de todos os que desejam consolidar e aprimorar a democracia. Também lembrou que a fragilidade atual dos partidos é fruto de uma legislação confusa, que facilita a existência das chamadas legendas de aluguel, e que a questão da reforma política está na ordem do dia dos debates, tanto no congresso como na sociedade.
O deputado Geraldo Cruz saudou a iniciativa de Paulo Oliveira, mas não crê em grandes mudanças nas regras políticas, porque ele vê desinteresse da Câmara Federal pelo tema. Cruz disse que o sistema de ‘lista fechada’ (escolha da ordem dos candidatos dentro das convenções partidárias) foi definido pelo PT, mas pessoalmente, ele não acha que seja uma boa ideia no momento, apesar de defender a valorização maior dos partidos do que das pessoas.
O presidente da Câmara, Silvino Bomfim disse que a reforma política é necessária para o aprimoramento da democracia, e que a política de alianças hoje é muito difícil por causa da estrutura frágil dos partidos.
O vice-prefeito Natinha elogiou o deputado Vaccarezza por ser autor de uma emenda orçamentária que liberou cerca de R$ 1 milhão para obras no Embu. Para o vice-prefeito, a reforma política com o atual congresso será difícil de ser aprovada. Ele defende que sejam unificadas todas as eleições em uma única data, já que os pleitos de dois em dois anos “atrapalham o andamento do Brasil”. O vereador Zé Ricardo, de São Lourenço da Serra elogiou a iniciativa de Paulo Oliveira e disse que é preciso levar o debate da Reforma Política à população.
O prefeito Chico Brito agradeceu o convite para participar do debate sobre a Reforma Política, disse que o deputado Vaccarezza tem grande responsabilidade de conduzir esta questão no Congresso como líder do governo, e falou dos dois primeiros anos de seu governo na cidade de Embu das Artes. Brito lembrou que há 20 anos todos diziam que Embu deveria ser governada pelo prefeito de Taboão, já que era a cidade que mais crescia na Região. Para ele, hoje isso mudou, e Embu é um exemplo político e administrativo para toda a região e até para o País. Chico Brito falou das atuais dificuldades dos governos da região, particularmente de Taboão da Serra e São Lourenço, e afirmou que o PT de Embu tem o dever de liderança e apoio aos petistas das cidades vizinhas, tanto em períodos de crise local como em relação ao processo eleitoral de 2012.
O prefeito disse que o sucesso de seu governo não foi construído da noite para o dia. Desde os anos 1990, quando o PT denunciou os casos de corrupção na cidade, até a implantação do ‘Modo Petista de Governar’ há 10 anos, com a eleição do ex-prefeito Geraldo Cruz, a cidade vem crescendo e se desenvolvendo, com políticas sociais que levaram maior qualidade na Educação, na Segurança, na Saúde, na Cultura, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana, entre outras. O prefeito elogiou a iniciativa de Paulo Oliveira de promover o debate e afirmou: “Você, Paulo, é um bom secretário de Cultura, e será um vereador melhor ainda; ser secretário é fácil, mas ser vereador para sustentar as políticas públicas de um governo democrático é muito mais difícil”, afirmou Chico Brito.
Finalizando o debate, o deputado Cândido Vaccarezza disse que o tema da Reforma Política não é fácil. Disse que o PT decidiu por algumas questões para tentar levar ao Congresso ainda para as eleições de 2012. Em primeiro lugar, o partido fechou a proposta de candidaturas em lista partidária, ou seja, a convenção decide uma ordem de nomes prioritários, e as vagas vão sendo dadas pela ordem decidida pelo partido. Isto induziria a população a votar mais nos partidos e não em pessoas em particular. Outro ponto é o do financiamento público das campanhas, reduzindo o poder econômico e a ‘compra de candidatos’ por empresários e grupos de interesse, os chamados ‘lobies’. O PT também quer a facilitação maior de mecanismos de consulta popular, como o Referendo e o Plebiscito para a decisão de questões importantes para o País.
“Defendemos o aperfeiçoamento da democracia, a distribuição de renda para que todos possam viver com dignidade, e que nosso país nunca mais seja um ‘quintal dos EUA’, como já foi no passado”, afirmou Vaccarezza, alfinetando os governos do PSDB. O deputado disse que “o PT tem muitos votos de legenda porque tem projeto e representa de fato e de direito a sociedade, enquanto outros partidos não tem projeto”. Para Cândido Vaccarezza, somente partidos fracos e legendas de aluguel temem a reforma política, e uma Reforma Política que que valorize mais os partidos será benéfica ao PT.
Vaccarezza finalizou dizendo que o Programa Brasil Sem Miséria, lançado pela presidente Dilma Rousseff “irá tirar 16 milhões de pessoas da situação de miséria extrema”, e será o maior programa social já visto. “Pela primeira vez o Estado Brasileiro vai procurar o cidadão que necessita de amparo e apoio, seja o idoso, o jovem, o adulto em situação de desemprego, para resgatá-lo” e dar a ele a dignidade que merece e necessita”, concluiu.
LIDERANÇAS
Participaram do evento mais de 150 pessoas, entre elas diversas lideranças locais e regionais. Alguns dos presentes:
Artistas: Isadora Prates; Emerson Santana; Tônia do Embu; Joílson Guespires; João Batista Romani; Solemar; Erismar dos Santos Silva; Paulo Dud; Ivo Amorim.
Lideranças: Anésio Martins dos Santos; Alemão Perueiro; Marco Aurélio dos Anjos; Valdeci Eleutério; Felipe José dos Santos; Farinha; Arci; conselheiros e ex-conselheiros tutelares: Moacir, Diva, Elaine, Simone, Zé Carlos e Maria do Rosário.
Autoridades: Valdir Barbosa (Secretário Municipal de Turismo); Paulo Giannini (Secretário Municipal de Governo); Pastor Jorge Bezerra (Presidente do Conselho Municipal de Pastores de Embu); Everaldo (Assessor do Deputado Federal Carlos Zarattini).
Mesa Do Debate: Cândido Vaccarezza (Deputado Federal do PT-SP, e Líder do Governo Dilma Rousseff na Câmara); Geraldo Leite da Cruz (Deputado Estadual do PT e ex-prefeito de Embu); Francisco Nascimento de Brito (Prefeito de Embu e ex-presidente do PT); Nataniel da Silva Carvalho – Natinha (Vice-Prefeito de Embu e ex-vereador PDT); Silvino Bomfim de Oliveira Filho (Presidente da Câmara de Embu e vereador do PT); João Bernardino Leite (Presidente do PT de Embu e vereador do PT); Paulo Oliveira da Silva (Secretário Municipal de Cultura).
(Texto: Márcio Amêndola)