Cerca de 40 integrantes de diversas atividades do projeto Conviver, estabelecido pela Secretaria de Saúde do município de Embu, puderam acompanhar na noite de terça-feira, 14, a gravação de um dos programas da TV Cultura, Sr. Brasil, apresentando pelo cantor Rolando Boldrin. Diferenciado, o programa é gravado no SESC Pompéia e simula um teatro com a reunião de três atrações, divididas em blocos.
Entusiasmados, a turma do Conviver se reuniu no Parque do Lago Francisco Rizzo para a sua partida marcada para as 16h. No ônibus, a cantoria rolava solta sob o comando da Gerente do projeto, Jeane Soares, que muito animada entoava os cânticos que providenciara para a viagem. A gravação foi iniciada às 19h. O grupo do Embu chegou ao SESC as 18h30 para a organização dos ingressos com acento demarcado.
O mundo mágico da Televisão
Para quem nunca imaginou como funcionavam os bastidores da Televisão, o programa pode ficar cansativo, mas não tedioso. Com três horas de gravação, Rolando Boldrin, experiente de carreira, comandou ao lado de sua esposa Patrícia Maia, responsável pelo cenário, a execução das tomadas de gravação, tratando de não titubear com passagem de som e falas improvisadas. Ele, mestre no versejar de causos caipiras, sempre adaptava a situação uma de suas histórias inusitadas, arrancando gargalhadas da platéia.
O Palco, um teatro adaptado ao programa sob parceira SESC Pompéia e TV Cultura, é outra atração a parte. Como explicou Boldrin, recebendo a platéia que fez fila para entrar, as cores dos objetos decorativos fazem alusão à bandeira do Brasil, no intuito de evidenciar suas peculiaridades. Objetos em artesanatos de várias localidades do Brasil decoram o ambiente, tornando-o mágico para quem se depara com sua exuberância pela primeira vez. Neste dia, antes do início da gravação, Patrícia Maia que é esposa e produtora do Sr. Brasil, fez a apresentação de três objetos artesanais que compõem o cenário, explicando sua origem e sua excentricidade de confecção.
Gravando
Após o pedido de silêncio à platéia, Rolando convida seus entrevistados a tornarem-se parte do Brasil, numa conversa prazerosa aos olhos e ouvidos de que lá está presente. Convidados de primeira viagem ou velhos de casa, todos demonstram plena consciência de estarem à vontade, não importando se há uma platéia de mais de 100 pessoas a observar.
A cada novo encalço, Rolando conduz a conversa de forma amigável, permitindo a quem os assiste uma prazerosa roda de histórias e melodias. Seus convidados, por muito passam por esquecer que ali se trata de uma gravação televisiva, e nisso se faz a mágica do programa.
Ao final, Rolando agradeceu a todos pela presença e permaneceu no palco para autografar os Cds de suas músicas que foram vendidos na porta de entrada, ante do início da gravação.
Por Alexandre Oliveira