São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff indicou, nesta sexta-feira (1º), o deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) como líder do governo no Congresso. O cargo estava vago desde o início da atual gestão e é fruto de indicação feita pela bancada peemedebista em reunião com a presidenta nesta semana.
Ribeiro está em seu quinto mandato e é vice-líder do PMDB na Câmara. O partido ganha força na articulação política no Legislativo em um momento em que pressiona pela liberação de emendas e pela definição da nomeação de cargos no segundo escalão e em postos-chave. O partido tem também a liderança do governo no Senado, exercida por Romero Jucá (RR). O PT mantém-se com a liderança do governo na Câmara, cargo ocupado por Cândido Vaccarezza (SP).
No Twitter, o deputado gaúcho escreveu que pretende “desarmar espíritos” na função de líder do governo. “Ouvir. Trabalhar. Construir o clima para que as coisas aconteçam. Desarmar espíritos. Construir o caminho. Estas são minhas missões como líder”, afirmou Mendes Ribeiro. “Semana que vem ouvirei coordenadores das bancadas estaduais. Porque esta é a forma de buscar o desenvolvimento: através dos Estados e municípios”, adiantou.
A escolha agradou o PMDB. Em nota, o líder do partido, Henrique Alves (RN), fez um agradecimento à presidente e à ministra das Relações Institucionais. “Aprendemos cedo a lutar pelas causas que acreditamos. E sabemos reconhecer e agradecer, também, a compreensão e os gestos das pessoas. E é o que, de público, faço agora à presidenta Dilma Rousseff e à ministra Ideli Salvatti”, diz a nota.
Ribeiro, de 58 anos, é formado em Direito. Comandou as secretarias de Obras Públicas e para Assuntos da Casa Civil durante o governo de Antônio Brito no Rio Grande do Sul. Brito é adversário político do PT gaúcho.
(Por: Redação da Rede Brasil Atual)