O aniversário da Aldeia de M’Boy, nome de origem indígena para o município de Embu das Artes, será marcado por eventos especiais este ano. Com uma programação diversificada selecionada pela Secretaria de Cultura, os embuenses poderão assistir ao primeiro espetáculo de Ópera que será apresentado na cidade. A festa, que tem como data comemorativa no dia 18 de julho, será estendida iniciando-se na sexta-feira, 15 e prolongando para os dias 16, 17 e 30 de julho.
O espetáculo, inédito no município, a ópera La Traviata será apresentada no Centro Cultural do Complexo Educacional Valdelice Aparecida Medeiros Prass, no bairro do Jd Pirajuçara, com início às 20h. A programação também contará com a exposição Embu Terra das Artes, coma participação de artistas do grupo OKA e curadoria do artista, crítico de arte, Oscar d’Ambrósio. Além das atrações destinadas a comemoração dos 457 anos de Embu, Aldeia de M’boy, a semana contará com uma missa em respeito a missão jesuítica que atuou para a fundação do município.
Por Alexandre Oliveira
Acompanhe a programação:
15/7
Ópera La Traviata
Com 20 artistas em cena e 85 minutos de duração, a ópera é divida em quatro atos. Os personagens principais são: Violetta Valéry, uma cortesã (soprano); Alfredo Germont, jovem nobre (tenor) e Giorgio Germont, seu pai (barítono). Neste ano vem sendo realizado o Momento (nome que tem o mesmo significado nos dois idiomas) Brasil/Itália, para o qual foi criado o programa Circulando Ópera, pela Secretaria Estadual de Cultura, que realiza a apresentação em parceria com os municípios.
Local: Centro Cultural Parque Pirajuçara (Praça Manoel Almeida dos Santos, s/nº, 4783-3100)
Horário: 20h
16/7
14h – Filme A Pequena Órfã, de 1970, com Noite Ilustrada e Ana Moisés
16h – Abertura da Exposição Embu Terra das Artes. Artistas do Grupo Oka criaram obras a partir da observação da cidade. Curadoria do critico de Artes Oscar d’Ambrósio. Até 18/8.
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico)
17/7
11h – Missa solene em homenagem à Aldeia M’Boy, nos seus 457 anos, presidida pelo padre Sebastião Gomes Neto
Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Rua da Matriz, 53, Centro Histórico)
14h – Filme “O Santo Milagroso”, com participação de Solano Trindade, Raquel Trindade e Mestre Assis do Embu.
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu
30/7
Banda Pandora 101
Formado por professores, maestros, bacharéis e pós-graduados de até 25 anos de estrada, a banda “Pandora 101” existe há 12 anos. A formação conta com os irmãos Nando Moura (Vocal, Guitarra) e Gugo Moura (Baixo). Eles foram influenciados por bandas como Kiss e Blind Guardian. Pandora significa em grego ‘todos os dons’. Para o grupo, com a proposta de apresentar música em estilo Heavy Metal e arte nos shows, Pandora 101 representa a reabertura da “Caixa de Pandora”.
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu
horário: 19h30