O PT de Embu realizou uma festa para comemorar os seus 30 anos de existência, completados em 2011. A primeira comissão diretora provisória, presidida pelo filiado número 1, Anésio Martins dos Santos, começou a funcionar no mês de abril de 1981.
No ano seguinte, o PT participou da primeira eleição em sua história, e o candidato a prefeito escolhido pelo partido foi o jovem Paulo Oliveira da Silva, então com apenas 21 anos de idade, ficando ao final em terceiro lugar, numa lista de 7 candidatos. Dos quatro candidatos a vereadores do PT, foi eleito em 1982 o primeiro vereador do partido na história de Embu, Geraldo Leite da Cruz, ex-prefeito e atual deputado estadual petista.
No campo feminino a pioneira foi a ex-vereadora Maria das Graças, primeira a ocupar uma cadeira na Câmara pelo PT, além de ter sido candidata a vice-prefeita na chapa de Nivaldo Orlandi (PDT) em 1996, candidata a deputada estadual em 1994, e primeira mulher da história de Embu a ocupar a presidência da Câmara (2005/2006).
Foram três décadas de muitas lutas, retratadas na festa do PT, no Espaço Indeca, na Rua João Batista Medina, por meio de uma grande exposição fotográfica, organizada por Márcio Amêndola.
Além de Oliveira, Graça e Geraldo Cruz, estiveram no evento o atual prefeito Chico Brito, o presidente da Câmara, vereador Silvino Bomfim (PT), o atual presidente do PT de Embu, vereador João Leite, o vereador Didi (PT), os deputados Marcos Martins (estadual PT), José Mentor (federal PT) e o ex-deputado Ricardo Zarattini, um dos mais históricos líderes do PT e ex-preso político que lutou contra a ditadura nos chamados ‘anos de chumbo’, entre 1964 e 1985.
Luta do povo por Justiça e Igualdade
Em seu discurso, o prefeito Chico Brito disse que “o PT é o resultado da luta do povo brasileiro por justiça e igualdade, e o PT nasceu para defender os interesses dos brasileiros”, e que no governo do presidente Lula, foi mostrado que “é possível governar para todos, invertendo as prioridades”.
O deputado estadual Geraldo Cruz, emocionado, citou vários petistas históricos, entre os quais o filiado número um, Anésio Martins, dona Tereza Amorim, entre outros, dizendo que “essa turma ajudou a mudar a história da nossa cidade e do Brasil”. Cruz foi retratado em vários momentos da exposição histórica, desde sua primeira eleição para vereador, a posse como primeiro prefeito petista, em 2001, e quando passou a chave da cidade para seu sucessor, Chico Brito.
Para Paulo Oliveira, um dos militantes históricos do PT, atual Secretário Municipal de Cultura, “é uma honra ser um destes pioneiros do PT, de ter ajudado a construir uma história de lutas e conquistas, de ver o Embu mudando com os prefeitos Geraldo Cruz e Chico Brito, e principalmente vendo os presidentes Lula e Dilma transformando o Brasil em um país mais justo, sem fome, sem miséria e numa das maiores economias do mundo”.
(Por Márcio Amêndola para o Fato Expresso)
Veja algumas imagens da festa e imagens históricas do PT de Embu
[oqeygallery id=3]