O Vitello Tonnato, ou Vitel Tonnè, é um anti pasto típico dos dias quentes. Acho a maionese muito pesada para o verão, no Brasil ou na Itália, mas é um hábito muito comum se empanturrar dela no período mais quente do ano, aqui e aí. Vinho ou engov!
De qualquer modo, segue a receita:
Vitello Tonnato
700 g de lagarto de vitelo
1 talo de salsão
1 cenoura
1 cebola
2 folhas de louro
salsinha
½ copo de vinho branco seco
sal grosso
20 g de alcaparras
1 xícara de maionese
suco de ½ limão
3 filés de anchovas
100 g de atum ao azeite de oliva
água
Em uma panela, coloque a peça inteira de lagarto amarrada com barbante para não desmanchar, o salsão, a cebola, a cenoura, as folhas de louro, um punhado de salsinha (tudo inteiro), o vinho, o sal e complete com água até cobrir a carne. Cozinhe em fogo médio por 1 hora e meia. Apague o fogo e deixe esfriar na própria panela.
Prepare a cobertura batendo no liquidificador o atum, a anchova, metade das alcaparras, o suco de limão e um pouco – pouco! – do caldo da carne. Depois de batido, adicione a maionese e misture delicadamente.
Corte a carne quando estiver fria em fatias finas e disponha as fatias em uma tigela, cubra com o creme, enfeite com o restante das alcaparras, umas folhas de salsinha e espere alguns minutos até que o creme comece a escurecer. Cubra com uma película e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.
Se você, como eu, não é amigo de maionese, sinto muito. Este é um daqueles pratos em que não é possível substituir a maionese por iogurte. Aproveite o inverno brasileiro para ir treinando e, quem sabe, até o verão você conseguirá digerir sem caretas este prato típico de Piemonte, muito consumido em todo o Norte italiano. Se você lembrar que é um antipasto, pode imaginar o que vem depois. Academia ou dieta! Ou ambos.
**Allan Robert P. J., carioca de nascimento, tem 51 anos, viveu em Embu (SP) por quase duas décadas e lá se casou com Eloá, em 1987. Mudou para Salvador (BA) onde estudou Economia e o casal teve duas filhas. De lá, foram para a Itália, onde vivem atualmente. Allan é micro empresário do ramo automotivo, e Eloá trabalha no ramo de alimentação. Ambos têm raízes (amigos e parentes) na ‘ponte’ Embu-Assis-SP. Allan é irmão dos advogados Bruce P. J. e Dawidson P. J., radicados em Embu. Dawidson já foi do primeiro escalão da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Embu no governo Geraldo Puccini Junior (1993-96), e ambos já participaram da diretoria da subsecção da OAB de Embu”.