No dia 27 de agosto, sábado, acontece o 3º Tomo-Matsuri, ou festival da Amizade, evento promovido pela comunidade nipo-brasileira da região, reunindo três entidades: o CECI de Itapecerica, o CECT Taboão (local do evento) e o CECP Pirajuçara. A festa ocorre na Rua Nestor dos Santos Lima, 18, no Jardim Jamaica (Estrada do Campo Limpo, altura do n° 6400, ao lado do Centro de Taboão da Serra, próximo ao Extra).
O Festival reúne o melhor da cultura japonesa, com apresentações de cosplay, bazares, oficinas (de Mangá, Origami, etc), além de barracas com comidas típicas (Yakissoba, Sushi, Sashimi, Tempurá, etc) e muita música, apresentações de dança, taiko (tambores), entre outras atrações.
O festival reúne o melhor das culturas brasileira e japonesa. Em japonês, Matsuri significa similiarmente ‘Carnaval’. Anualmente no Japão, muitas comunidades saem às ruas com carros alegóricos, promovendo danças e realizando eventos que lembram muito nossa festa mais tradicional, com total envolvimento da população. No Brasil, o Tomo-Matsuri tem um caráter mais restrito, sendo realizado em local fechado (não nas ruas), como um Festival, mas não menos animado, muito ao contrário. A incorporação do mangá, cosplays e outras atividades mais modernas nos últimos anos, tem atraído milhares de jovens e crianças a estes eventos, como o que será realizado em parceria pelas comunidades de Itapecerica, Taboão e Campo Limpo, que deve reunir milhares de pessoas, segundo os organizadores.
Para atrais mais público, inclusive fora da comunidade oriental – o que já vem ocorrendo nos últimos anos – a festa terá, além das atrações musicais, culturais e de culinária, sorteios de aparelhos de GPS, TV de Led (com 32 polegadas), câmeras digitais e Ipad.
Não perca!
(Fato Expresso, com informações fornecidas pelos organizadores)