Flávio Pinheiro afirmou em Termo de Declarações que sua conta de e-mail foi invadida por desconhecidos. Evandro Corado diz que Taboão vive um verdadeiro “estado de sítio”.
O advogado Flávio César Toledo Pinheiro lavrou um ‘Termo de Declarações’ na Delegacia de Polícia do 15º Distrito do Itaim Bibi, em São Paulo, no dia 12 de agosto, sexta-feira, no qual afirmou que no dia 9 de agosto (terça-feira) “teve subtraídas e divulgadas correspondências via e-mail sobre assunto de clientes de seu escritório de advocacia; que a divulgação foi feita pelo jornal eletrônico da Folha de São Paulo através do jornalista André Caramante e em data de 11 de agosto de 2011 através dos programas de Luiz Datena na TV Bandeirantes por volta das 18:00 hrs; que essa notícia também foi divulgada no município de Taboão da Serra nos jornais Portal “O Taboanense” e “Portal Bar e Lanches Taboão”; que o declarante levanta suspeitas sobre a autoria do furto, cujo nome poderá apresentar oportunamente”.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (16/8) pelos jornalistas Allan dos Reis (Taboão em Foco) e Sandra Pereira (Jornal na Net), aparentemente os únicos a serem procurados pelo irmão do ex-secretário municipal Maruzan Corado de Oliveira, um dos implicados na investigação sobre possíveis fraudes na arrecadação do IPTU e ISS em Taboão da Serra, o empresário Evandro Corado de Oliveira.
No Termo de Declarações (não foi um Boletim de Ocorrência, do qual pode ser aberto diretamente um Inquérito), o advogado cita apenas a subtração de e-mails de sua caixa postal particular, o que levou à publicação de matéria na Folha de S. Paulo sobre o possível pagamento de R$ 700 mil em honorários advocatícios de 7 acusados no caso do IPTU em Taboão com dinheiro de uma empreiteira com contratos milionários com a Prefeitura da cidade (Etama) e o provável envolvimento do prefeito Evilásio Farias na intermediação. Em nenhum momento o advogado chega a citar que seus e-mails poderiam ter sido fraudados antes da divulgação pela imprensa, ao menos no Termo registrado no 15º DP de SP e publicado em primeira mão pelo jornalista Allan dos Reis. Também não explica porque registrou o fato (possível subtração dos e-mails) somente um dia após a divulgação da notícia pela Folha de S. Paulo no dia 11 de agosto, às 17h22, quando a maioria dos portais de Taboão da Serra e região também já haviam repercutido as informações publicadas pela versão online do jornal paulistano.
SUSPEITO
Em declarações aos portais Taboão em Foco e Jornal na Net, Evandro Corado de Oliveira vai além. Ele afirma que os e-mails entre ele e o advogado, ‘vazados’ pela Folha e outros veículos teriam sido distorcidos para incriminar o prefeito. “Pegar um email editar, distorcer e apresentar como prova é inaceitável. O Dr. Flávio disse que um e-mail trocado entre nós foi subtraído do seu escritório e alterado. Ele suspeita de duas pessoas ligadas ao meio político de Taboão”, afirma Evandro, que promete processar todos os veículos que divulgaram a possível participação do prefeito na intermediação de honorários advocatícios devidos por seu irmão e mais alguns réus, entre os quais três vereadores e dois outros ex-secretários municipais.
“Não é por causa do estado de sítio que Taboão da Serra vive que eu vou deixar de falar com o meu advogado. Aquilo (denúncia) é uma ilação, não bate. O email foi modificado, mas o documento assinado por mim é verdadeiro, trata-se de um pré-acordo que posteriormente foi modificado”, afirmou Evandro à jornalista Sandra Pereira.
Correm boatos na cidade de que um ex-vereador e também ex-aliado de Evilásio Farias teria visitado o escritório do advogado pouco antes do vazamento dos e-mails e documentos, sendo um dos suspeitos de subtrair a correspondência impressa que estava na mesa de Flávio Pinheiro e vazar à Folha de S. Paulo os seus conteúdos possivelmente adulterados. Porém, ninguém apresentou ainda o nome ou nomes dos possíveis suspeitos.
SUPLENTES
A temperatura política está muito alta em Taboão da Serra e não está descartada a possibilidade de abertura de um processo de Impeachment do prefeito Dr. Evilásio Farias na sessão da Câmara que acontece na noite desta terça-feira, a partir das 18h. No plenário, a novidade será a volta de três dos quatro suplentes que substituem os vereadores afastados, por enquanto impedidos pela Justiça de retomarem seus cargos após permanecerem por mais de dois meses na prisão. Os suplentes que voltam à Câmara são: Alberto Queiroz (PV), Fausta Leite (PSB) e Tales Franco (PRP). O suplente Dr. Ronaldo Onishi (PPS) já estava no exercício do mandato.
(Fato Expresso, com informações dos portais “Taboão em Foco” e “Jornal na Net”)
LEIA AS REPORTAGENS ORIGINAIS EM:
TABOÃO EM FOCO:
http://taboaoemfoco.com.br/?p=7117
JORNAL NA NET