Cai o número de “saidinhas” de banco no centro expandido de Embu das Artes após a instalação de Câmeras de segurança
Na sexta-feira, 30, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu inaugurou mais 36 câmeras de vigilância que atenderam à segunda fase do projeto, com o total de 56 câmeras espalhadas pelo centro expandido do município. O prefeito Chico Brito e o Deputado Estadual Geral Cruz, ao lado do comandante da GCM, Dirceu Alves, e do Delegado titular da Delegacia Central de Embu das Artes, Israel Rovaroto, inauguraram o aparato tecnológico que resultou na diminuição de ocorrências de roubo nos pontos com cobertura da vigilância, num reforço extra à segurança na região.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, as novas câmeras atenderão as áreas do Jardim Vista Alegre, Mimás, Centro e Centro Expandido, nos pontos comerciais e de maior movimentação de pedestres. Para ele a tecnologia empregada foi crucial para a diminuição das ocorrências que eram comuns no passado. “As Câmeras contribuíram muito em possibilitar a ação mais eficiente de nós GCMs e da Polícia Militar, tanto na investigação quanto para a condenação de criminosos”, disse o comandante da GCM de Embu das Artes.
Dirceu revelou que a ditas “saidinhas de banco” praticamente zeraram após a instalação das câmeras no Centro Histórico, contemplando a primeira fase do projeto na cidade. “No centro todo dia tinha a “saidinha de banco”, e agora, praticamente, zeramos as ocorrências. Nos últimos dois meses não tivemos nenhuma abordagem nessa questão”, completou Dirceu.
Ao todo 56 câmeras com rotação de 360 graus fazem parte do sistema de monitoramento 24h de pontos comerciais pelo centro expandido de Embu das Artes. O sistema permite à GCM obter dados como placas de veículo ou até visualizar objetos pequenos (como uma arma de mão) num raio de grande alcance. As Câmeras possuem nitidez acima da média, zoom analógico de 36 vezes e digital de 12 vezes.
Para 2012 a prefeitura prevê a expansão do serviço para os bairros Jardim Sto. Eduardo e Dom José, devido ao crescimento econômico e comercial verificado naquela região, que já conta com muitas lojas e serviços, grandes magazines, praça de atendimento da prefeitura, escolas e agências bancárias.
(Por Alexandre Oliveira)