Manifestações de apoio na luta do ex-presidente contra o câncer chegam de todo o país e de várias partes do mundo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o diagnóstico e início do tratamento de um câncer na laringe, vem recebendo manifestações de solidariedade de todas as partes do país e de várias partes do mundo. As manifestações são uma resposta aos ataques que sofreu na internet, principalmente por blogs de opositores de seu partido, o PT.
Um dos mais recentes atos de solidariedade partiu do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, que enviou uma mensagem por escrito a Lula, na qual dizia até ter torcido pelo Corínthians, no dia em que o clube se solidarizou com o ex-presidente, numa partida válida pelo campeonato brasileiro. Dizia a mensagem de Chico Buarque: “Meu presidente Lula. Acredite que, domingo passado, cheguei a torcer um pouquinho pelo Corinthians, ao ver aquela bandeira em sua homenagem. Um abraço, com a velha amizade do Chico Buarque.” O cantor é torcedor fanático do Fluminense, que disputa ponto a ponto o campeonato com o Corínthians.
Outros jogadores de futebol tem manifestado solidariedade a Lula em jogos. Foi o caso de Ramires e David Luís, do Chelsea (Inglaterra), na última terça-feira, numa partida da Liga dos Campeões da Europa. Ramires fez um gol e ao comemorarem, os dois brasileiros fizeram um gesto com as mãos, em forma de “L” de Lula, para homenagear o ex-presidente.
Dos antigos colegas de Lula, todos os presidentes latino-americanos já enviaram mensagens. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que também enfrenta um câncer, disse o seguinte: “Em nome de todo o povo venezuelano e com a experiência que vivi ao enfrentar uma situação parecida, quero expressar, com a irmandade que nos une ao companheiro Lula, meu profundo desejo de que o tratamento ao qual será submetido nas próximas semanas permita a sua pronta recuperação, para continuar a contar por muitos anos com a luz do seu pensamento e sua liderança que tanto fez pela sua pátria, por nossa América e pelos povos do mundo”. Presidentes e primeiros-ministros de dezenas de países também tem enviado mensagens a Lula, como a presidente Argentina, Cristina Kichner e o líder cubano, Raúl Castro.
Outra personalidade que também enfrentou um câncer e solidarizou-se com Lula foi a apresentadora de TV Hebe Camargo, mesmo tendo sido sempre alinhada politicamente mais à direita. Disse Hebe em um comunicado: “Eu quero dizer a todos, com palavras que vem do meu coração, o seguinte: o mundo é dos otimistas, dos que acreditam, dos que têm fé, e que a partir da minha experiência de enfrentar uma situação parecida, tenho a certeza que o ex-presidente Lula, que já enfrentou e venceu muitos vendavais na sua vida, não vai se curvar com um ventinho mixuruca como esse. Com o apoio da sua família e das milhões de pessoas que o amam espalhadas por todo o país, o ex-presidente Lula vai vencer mais essa, porque o sucesso e o amor preferem os otimistas. Também quero expressar o meu desejo, de coração, que o tratamento a que será submetido permita a sua plena recuperação e que o ex-presidente Lula possa retomar todas as suas atividades.”
Mas não são só celebridades que vem manifestando apoio ao carismático metalúrgico que chegou à presidência. Muitos anônimos tem mandado milhares de mensagens a Lula, por carta, telegramas, pela Internet, por meio de redes sociais, e até pessoalmente, aglomerando-se em frente ao seu apartamento, num bairro de classe média de São Bernardo do Campo, para onde se recolheu após deixar a presidência da República.
Entre aos famosos, Lula recebeu também mensagens de apoio de Neguinho da Beija-Flor (que também enfrentou um câncer), Fernanda Montenegro, Dona Canô, a centenária mãe de Caetano Veloso, deste próprio e de sua irmã, a cantora Maria Bethânia, do cineasta Sérgio Rezende (autor do filme ‘Lamarca, o Capitão da Guerrilha’). A família Caetano Veloso mandou também uma mensagem: “Estamos daqui pedindo a Nossa Senhora da Purificação seu pronto restabelecimento”. Danilo Gentilli, do CQC, programa de humor da TV Bandeirantes, que vive ‘pegando no pé’ do ex-presidente, mandou até uma camisa do Corínthians de presente a Lula.
ASSISTA AO VÍDEO DE LULA AGRADECENDO A SOLIDARIEDADE: