Briga de Tucanos: Privilégios e nepotismo em favor da família da deputada Analice Fernandes levam a desentendimento entre deputados do PSDB
O Jornal da Tarde, em reportagem do jornalista Fábio Serapião, publicou matéria na quarta-feira, 23 de novembro, informando que a indicação do marido e do filho da deputada Analice Fernandes (PSDB) para ocuparem altos cargos em órgãos públicos do governo do Estado, causou uma briga entre os deputados da bancada, o líder do governo estadual na Assembleia, Samuel Moreira, e o líder da bancada do PSDB, Orlando Morando.
Analice Fernandes tem o marido, Fernando Fernandes Filho, ex-prefeito de Taboão da Serra, na grande São Paulo, trabalhando como assessor técnico na Secretaria de Transportes do Estado, e o filho, Fernando Fernandes Neto, lotado em um cargo na Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado. O nepotismo (contratação de parentes no serviço público) por si só já causaria constrangimentos, mas por meio de sua assessoria, a deputada Analice teria informado ao JT que seus parentes “trabalham a convite do governo e possuem capacitação para exercer os cargos”.
Mas, a briga entre os deputados teria ocorrido quando Orlando Morando tomou conhecimento da indicação do filho de Analice Fernandes para a Artesp, teria ficado contrariado, por causa do apadrinhamento do colega Samuel Moreira para o jovem ocupar o cargo no Estado. O bate-boca teria ocorrido no dia 9 de novembro, durante as votações da transformação do Hospital das Clínicas em Autarquia (o PSDB acabou aprovando o projeto dias depois, no que a oposição considera uma privatização do HC, em detrimento do serviço público e gratuito de saúde). A briga entre Moreira e Orlando teria sido testemunhada por funcionários da Assembleia e outros parlamentares.
Ainda segundo a matéria do Jornal da Tarde, a Artesp informou que Fernando Fernandes Neto foi nomeado para seu cargo naquela autarquia do governo paulista “após passar por um processo de seleção interno onde disputou a vaga com outras pessoas”. Em relação à contratação de Fernando Fernandes Filho, a Secretaria de Transportes informou que o ex-prefeito e marido da deputada Analice, teria “vasta experiência em administração pública em Taboão da Serra e na subprefeitura da Cidade Ademar, na capital paulista”. O prefeito, após deixar o cargo em Taboão da Serra, em 2005, foi nomeado subprefeito pelo então prefeito de São Paulo, José Serra.
Na pequena biografia publicada em seu site, Fernando Fernandes omite a informação de que atualmente tem um cargo na Secretaria Estadual de Transportes. No site da Secretaria, em seu mecanismo de busca, não há nenhuma notícia que relacione Fernandes com qualquer tarefa naquele órgão, ou qualquer atividade dele que tenha sido digna de ser noticiada pela assessoria de imprensa daquele órgão. Na auto-biografia, Fernandes diz apenas ser hoje “empresário e presidente do PSDB taboanense”.
No site da deputada Analice Fernandes, o mecanismo de busca lista algumas notícias em que Fernando Fernandes aparece citado somente como “ex-prefeito” de Taboão da Serra, sem uma única citação sobre a utilidade de seu cargo no governo paulista, não se sabendo como ele está contribuindo com sua “vasta experiência em administração pública em Taboão da Serra e na subprefeitura da Cidade Ademar” junto ao chefe, Geraldo Alckmin.
(Fato Expresso, com informações do Jornal da Tarde)