Partido da República de Embu das Artes quer indicar vice-prefeito para Chico Brito em 2012
O diretório municipal do PR – Partido da República de Embu das Artes fez uma grande reunião festiva no dia 27 de novembro, domingo, com a presença de centenas de pessoas, entre pré-candidatos a vereadores, deputados e até do prefeito da cidade, Chico Brito (PT). Comandando a reunião, o presidente do partido no âmbito municipal, Leonel Augusto de Novaes, que ao final do evento pleiteou diante do prefeito e do deputado estadual Geraldo Cruz (PT) a vaga de vice para ele próprio.
Léo não foi o único a tocar no assunto. Na verdade, mais duas lideranças expressivas de seu próprio partido também defenderam a indicação do vice para a chapa majoritária em Embu das Artes. O secretário da Executiva Estadual do PR, José Renato, além de destacar que o PR de Embu foi o que mais cresceu no Estado, defendeu a continuidade da recente parceria com o governo municipal, lançando também Léo como candidato a vice-prefeito. O deputado estadual André do Prado, também do Partido da República, fez coro para defender esta solicitação.
O prefeito Chico Brito e o deputado Geraldo Cruz, que discursaram sem citar a eventual troca do vice, acabaram poupando-se do constrangimento de ter de opinar de viva voz sobre a questão, já que o que tem sido noticiado nos bastidores é que a parceria com o atual Vice-Prefeito Natinha (PDT) permanece, mesmo com fortes pressões do PMDB, e agora, do PR.
Falando em PMDB
O PMDB não desiste de tentar indicar o vice-prefeito para Chico Brito em 2012. Neste ano, antes do prazo final de filiações partidárias, em outubro, chegou-se a cogitar a possibilidade do vice atual, Nataniel da Silva Carvalho, o Natinha (PDT) deixar seu partido rumo ao PMDB, a fim de acomodar a situação.
Porém, o que se viu foi o contrário: Natinha fortaleceu seu PDT com novas filiações e a promessa de crescimento eleitoral em 2012, com a eleição de mais vereadores – atualmente o partido tem dois – e a permanência de Natinha onde está, na chapa majoritária. A tensão sobre a indicação do vice-prefeito de Chico Brito permanece. O vice atual passa pelo constrangimento de ter seu cargo cobiçado por vários grupos, além de o PT manter um incômodo silêncio sobre a questão, remetendo o assunto para as convenções partidárias de 2012, o que pode ser muito tarde para evitar uma forte fissura na atual aliança política, que engloba mais de 15 partidos.
No sábado (26/11), o PT reuniu no Parque Rizzo (região central de Embu) centenas de lideranças de 17 partidos, onde o assunto do vice não foi tratado. Mas o prefeito Chico Brito foi incisivo. Teria dito que suas alianças e parcerias seriam consideradas a partir de “quem está aqui hoje, e não de quem aparecer em uma reunião daqui a um ano”. Por coincidência, não estavam no evento nenhum dos dois vereadores do PMDB, nem a figura mais conhecida do partido, o ex-vereador Paulo César Martins, justamente o arquirrival do PT nas três últimas eleições, e que foi derrotado duas vezes por Geraldo Cruz e uma por Chico Brito, em 2008. Martins era dado como um novo aliado no amplíssimo arco de alianças do PT de Embu, que engloba quase todos os antigos desafetos, quase aniquilando qualquer oposição na cidade.
Mas nuvens cinzentas aparecem no horizonte, e uma eventual retirada do PMDB para a oposição não pode ser descartada. Com três pretendentes a vice-prefeito até o momento – do PDT, PMDB e PR – sem contar novos candidatos à vice-coroa que possam se aventurar, não haverá como o PT de Chico Brito agradar a todos nesta imensa arca de Noé que se tornou o governo municipal de Embu das Artes.
(Márcio Amêndola – Fato Expresso)
(Márcio Amêndola é jornalista, bacharel em História – USP, coordenador de documentação histórica do Instituto Zequinha Barreto e editor do Fato Expresso Online)
Ninguem comentou, até agora, que as contas da Campanha de 2008 do Sr. Prefeito, foram rejeitadas TAMBEM no TRE (Orgão Colegiado) por irregularidades insanáveis; e,o Recurso Especial, bem como o respectivo Agravo interposto, para sua apreciação no TSE foi negado seguimento, pela Ministra do TSE, ( e do STF) Carmem Lucia.
PARABENS! MARCIO!! OTIMO TEXTO!!!