Crescimento do PIB em 2011 foi reduzido, mas governo espera retomada do aumento no ritmo do crescimento já em 2012
Brasília – Os bancos estarão fechados ao público na última sexta-feira do ano, dia 30 de dezembro. Os bancos só deverão funcionar, nesse dia, para transações com outras instituições financeiras. Assim, o último dia de atendimento ao público será 29 de dezembro e o horário de funcionamento deverá ser o habitual. Próximo ao Natal, o expediente será normal até o dia 23 (sexta-feira). A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A instituição recomendou a afixação de cartazes nas agências informando o horário normal de atendimento ao público no dia 23 de dezembro e o não atendimento no dia 30 de dezembro.
Crescimento menor do PIB
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o país deve crescer em torno de 4% ou de 5% em 2012. Para este ano, o ministro estimou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abaixo de 3,7%. “Talvez a Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo] seja um pouco pessimista para o ano que vem. Deveremos ter um crescimento em torno de 4%, mesmo com a crise internacional. E se a crise diminuir, poderemos chegar a 5%”, disse o ministro. O crescimento estimado pela Fiesp para o próximo ano é 2,6%. A crise, segundo mantega, também gera desaceleração da economia mundial. “A economia mundial vai crescer menos e há risco de recessão em países desenvolvidos”.
Mantega também falou sobre a taxa de juros no país. Segundo ele, o juro real no país ainda é muito alto, em torno de 4,14%, principalmente quando comparado a outros países que estão praticando juro real negativo. “O Brasil continua muito austero com sua política monetária, e tem que ser, porém com redução da taxa real de juros porque a economia já desacelerou quanto devia e ela agora está no momento de dar uma acelerada”.
(Daniel Lima e Elaine Patricia Cruz – Repórteres da Agência Brasil)