Veja o que abre e o que fecha com indicações que abrangem a cidade de São Paulo e se estendem aos municípios vizinhos
O calendário de final de ano serve de alento para muitos, mas se torna uma correria para outros. As compras, os passeios e a diversão são em muitos casos o motivo de alegrias e frustrações, devido ao ponto facultativo de centros comerciais e o fechamento de locais públicos que alteram o seu funcionamento nas datas comemorativas. Para você poder se planejar antecipadamente e com calma separamos uma gama de serviços e o itinerário de locais que poderão ter seu funcionamento alterado. Boa leitura e Boas festas!
Sistemas de saúde como: hospitais, prontos-socorros e os serviços da AMA e transporte (linhas do Metrô e da CPTM) estarão funcionando normalmente, assim como os parques públicos da Capital. Para quem curte uma compra de última hora, o Shopping Taboão destacou o seu horário de fim de ano, basta ficar atento.
Em Embu das Artes o estabelecimento comercial Embu Plaza Shopping também terá a seu funcionamento alterado para atender os consumidores. Até o dia 23 o horário de atendimento ao público com a abertura das lojas segue normalmente das 9h às 23h. Nos dias 24 e 31 o horário é restringido das 9h às 18h. Nos dias 25 e 1° de janeiro o shopping não abre suas portas.
Em São Paulo e região as unidades de saúde que atendem 24h por dia, como os pronto-socorros, funcionarão normalmente. Nos dias 24 e 25 de dezembro, os hospitais, pronto-socorros e os serviços da AMA (Assistência Médica Ambulatorial) funcionarão também o dia todo, sem interrupções. As AMAs abrem de segunda a sábado, das 7h às 19h.
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município de Embu das Artes terão seu funcionamento paralisado nos dias 23, 30 e 1° de janeiro. Dias 24 e 25 também não funcionam por ser final de semana. Demais dias o horário volta ao normal com o atendimento das 7h às 19h.
Para o lazer, todos os parques municipais abrirão ao público nos dias 24, 25 e 26. No Parque Ibirapuera, o acesso será pelo portão 10, das 5h até a meia-noite. O acesso poderá ser feito pelos demais portões, das 5h às 18h, no dia 24, e das 5h às 20h, no dia 25. O Parque das Bicicletas também abrirá todos os dias.
Transporte
No metrô as linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), vão operar na madrugada do Réveillon até as 2h. Após esse horário, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação, na Linha 2- Verde, ficarão abertas para embarque e desembarque, enquanto as demais continuarão funcionando apenas para desembarque. A Estação Trianon-Masp será fechada às 19h do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.
A CPTM também terá o seu funcionamento adequado para as festividades de final de ano. As linhas 7-Rubi (Luz – Francisco Morato), 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º de janeiro, com intervalos de 15 minutos entre as composições. Todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque até as 2h00 do dia 1º de janeiro. Nas demais, só será possível desembarcar.
Após as 2h, o embarque só poderá ser feito nas estações que fazem integração gratuita com o Metrô (Brás, Luz, Barra Funda e Santo Amaro). A exceção é a estação Tamanduateí, que opera em horário especial.
Na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Garajaú), nas extensões da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí) e 11-Coral (Guaianazes-Estudantes), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá trens de prontidão, que poderão entrar em operação em caso de necessidade.
Rodízio
O rodízio municipal de veículos estará suspenso para os carros de passeio entre os dias 24 de dezembro e 7 de janeiro. Neste período, continuam valendo normalmente o rodízio para caminhões e carretas, assim como a restrição de circulação desses veículos no centro expandido de São Paulo. O rodízio será retomado no dia 10 de janeiro.
Bancos
O funcionamento das agências bancárias terá seu esquema alterado parcialmente. No dia 24 de dezembro, o atendimento na capital e na região metropolitana de São Paulo (Barueri, Carapicuíba, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Osasco, Santana do Parnaíba, ABC Paulista, e Taboão da Serra) acontecerá das 9h às 11h. No interior do Estado, os bancos funcionarão das 8h às 10h.
No dia 31 de dezembro, não haverá atendimento ao público. As agências funcionarão normalmente no dia 3 de janeiro de 2011. As contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 31 de dezembro poderão ser quitados no dia 3 de janeiro, sem incidência de multa.
(Por Alexandre Oliveira com informações das Agências de Notícia)