A crise econômica reduziu o brilho da festa de fim de ano. Muitas cidades italianas cancelaram as comemorações preparadas. As TVs, rádios e jornais não nos permitem esquecer nem por um momento, fazendo-nos sentir responsáveis pelo futuro da Europa e pelas decisões que os governantes que elegemos não tomaram. Piacenza decidiu manter a festa.
A Piazza Cavalli é o centro da cidade e das atenções nos períodos festivos. Uma banda tocará velhos sucessos e músicas latino-americanas na virada do ano. Não ficaremos até à meia-noite, mas tenho certeza de que as músicas de Jorge Bem Jor serão misturadas a outros velhos sucessos do Carnaval brasileiro, pois todo ano é a mesma coisa, na praça, nas rádios e TVs. Nem os fogos de artifício programados pela prefeitura foram abolidos, nem faltarão festas particulares, com todo tipo de fogos, rojões e bombinhas. Muitas bombinhas. E pequenas dinamites. A praça ficará coberta por uma nuvem de fumaça, o que me fez recordar Salvador em noite de São João.
Neste período surgem muitas promessas de mudanças pessoais, independente da situação do resto do planeta (os assuntos particulares têm maior importância que aqueles coletivos), resoluções tomadas sob efeito de champanhe, breviários e receitas. Ainda que a decisão de mudar seja um ato louvável, não considerar os aspectos externos pode levar a uma outra decisão: a de não fazer um balanço no dia trinta e um de dezembro seguinte. Pois bem, eu tenho receitas que dão certo. Aproveite-as!
Mousse de Presunto
Ingredientes para quatro pessoas:
300 g de presunto cozido
250 g de ricota
100 ml de creme de leite
Duas folhas de gelatina
Sal
Pimenta do reino
Retire a gordura do presunto e corte-o em cubinhos. Amasse a ricota com um garfo e ponha no liquidificador. Adicione o presunto, o creme de leite, o sal e a pimenta do reino. Bata tudo até formar uma massa homogênea. Dissolva a gelatina segundo as instruções. Ainda morna, junte dois terços da gelatina à massa e reserve. Com o restante da gelatina, forre o fundo de quatro formas para empada e leve-as à geladeira por dez minutos. Divida a massa nas formas e recoloque-as na geladeira por, pelo menos, três horas. Para desenformar, basta colocar as formas em um pouco de água morna por alguns segundos. Decore e sirva. Ideal como anti-pasto nestes dias de verão brasileiro. E respeita a tradição de comer porco nos primeiros dias do ano. A vez das aves foi no Natal, pois manda a tradição (brasileira) que animais que ciscam pra traz sejam consumidos nos últimos dias do anos, deixando tudo que não serve no ano que termina. O porco fuça pra frente. (Esqueça a superstição e aproveite a mousse.)
Salada de Polvo
Ingredientes para quatro pessoas:
1 polvo de uns 500 g
300 g de tomate
70 g de alcaparras
2 batatas grandes
1 ramo de sálvia fresca
1 ramo de timo fresco
1 dente de alho
Pimenta malagueta fresca
Limão
Azeite extra-virgem de oliva
Sal
Lave o polvo, limpe e esfregue em uma peneira sob água corrente para liberá-lo da sua viscosidade. Coloque em uma panela com dois litros d’água fria e salgada. Leve ao fogo e deixe cozinhar por quarenta minutos, após levantar fervura. Apague o fogo e deixe o polvo esfriar na própria água.
Descasque as batatas e corte em rodelas. Em uma panela, coloque um pouco d’água salgada e leve ao fogo. Quando começar a ferver, coloque as batatas e deixe por dois minutos. Escorra e reserve. Forre uma assadeira com papel forno e deposite as batatas lado a lado. Lave as folhas de timo e coloque uma folha sobre cada rodela de batata. Leve as batatas ao forno pré-aquecido a 120 ºC por vinte minutos.
Lave os tomates, retire as sementes e corte em cubinhos. Escorra bem as alcaparras e reserve. Corte o dente de alho ao meio. Em uma tigela, esfregue bem o dente de alho, de modo a deixar o perfume, mas não os pedaços de alho. Coloque na tigela os tomates, três ou quatro folhas de sálvia lavadas e cortadas em tirinhas, as alcaparras, a pimenta em tirinhas, o suco do limão, um fio de azeite de oliva e o polvo cortado. Misture tudo e prove o sal. Forre o centro de quatro pratos com as batatas, cubra-as com o polvo e decore com folhas de sálvia. Essa receita serve como entrada e pode ser acompanhada com um vinho branco seco de sabor delicado, mas suco de caju também serve.
Spaghetti Alle Vongole
Ingredientes para quatro pessoas:
400 g de spaghetti
1 kg de vôngoles
1 maço de salsinha
1 dente d’alho
Pimenta seca
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem de oliva
Sal
Em uma tigela com água e sal, coloque as vôngoles por duas ou três horas, para que a areia e outras sujeiras se depositem no fundo da tigela. Corte o alho e a salsinha bem finos. Escorra e enxágue as vôngoles sob água corrente. Coloque em uma frigideira larga com o azeite, o alho e a salsinha. Leve a frigideira ao fogo, cubra-a e deixe o fogo alto até que todas as vôngoles estejam abertas, mexendo de vez em quando. Apague o fogo e retire as vôngoles das conchas. Recoloque na frigideira e reserve. Cozinhe o spaghetti em abundante água salgada. Acenda o fogo da frigideira no momento de escorrer o macarrão. Escorra o spaghetti e coloque na frigideira. Misture tudo, deixando em fogo alto por dois minutos. Decore com ramos de salsinha, a pimenta em tirinhas e sirva.
Receita tradicional. Viva a tradição!
Atum Com Perfume de Limão
Ingredientes para quatro pessoas:
4 postas de atum
2 limões
2 cenouras
Um macinho de salsinha batidinha
200 ml de vinho branco seco
4 folhas de alface para a decoração
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem de oliva
Sal
Pimenta do reino
Tempere o atum com azeite de oliva, sal, pimenta do reino e suco de meio limão. Lave o outro limão e corte em rodelas finas (com casca e tudo). Descasque, lave e corte em tirinhas a cenoura. Coloque as postas de atum em uma assadeira, lado a lado. Cubra com as rodelas de limão e sobre as rodelas, coloque a cenoura. Molhe com o vinho e cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de vinte minutos. Retire do forno e coloque o atum nos pratos decorados com a alface. Em uma pequena frigideira, reduza o molho da assadeira por alguns minutos e divida sobre o atum. Adicione um pouco de pimenta do reino e salsinha batidinha. Sirva com ou sem acompanhamento.
Aproveite essas receitas de Ano Novo e bom 2012!
**Allan Robert P. J., carioca de nascimento, tem 51 anos, viveu em Embu (SP) por quase duas décadas e lá se casou com Eloá, em 1987. Mudou para Salvador (BA) onde estudou Economia e o casal teve duas filhas. De lá, foram para a Itália, onde vivem atualmente. Allan é micro empresário do ramo automotivo, e Eloá trabalha no ramo de alimentação. Ambos têm raízes (amigos e parentes) na ‘ponte’ Embu-Assis-SP. Allan é irmão dos advogados Bruce P. J. e Dawidson P. J., radicados em Embu. Dawidson já foi do primeiro escalão da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Embu no governo Geraldo Puccini Junior (1993-96), e ambos já participaram da diretoria da subsecção da OAB de Embu”.