Artes e Comunicação comandam a grade curricular dos novos cursos de graduação da Universidade em Embu das Artes, que terá seleção através do Enem já em 2012, para o próximo ano letivo
A comissão da Unifesp responsável pela definição dos cursos de graduação que corresponderão à grade curricular da futura Universidade Federal no município, se reuniu com a representação do governo, juntamente com o prefeito Chico Brito, na quinta-feira, 22 de dezembro, e bateram o martelo em questão aos cursos que estarão presentes no programa educacional da entidade.
Os novos cursos estão divididos nas seguintes grades: Comunicação (Cinema, Rádio e TV, Jornalismo e Novas Mídias); Artes (Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Dança e Cinema); e Turismo, com duração de três anos (bacharel) e a possibilidade de um ou dois anos de complementação para obtenção do diploma de licenciatura completam a definição dos cursos anunciados pelo professor doutor Nildo Alves Batista, representante da entidade na organização dos cursos.
A nova Universidade Federal terá 360 vagas oferecidas de início, e o ingresso dos novos alunos se dará pelo modelo atual do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com a definição apresentada pela Comissão da Unifesp, o primeiro vestibular da entidade se dará em 2012. A entidade já promete avaliar a instauração de cursos em pós-graduação no Campus. “É um Campus que já nasce grande. Até 2015, serão 1.440 estudantes” – afirmou Nildo Alves Batista.
A grade de cursos anunciada foi recebida com alegria pelo prefeito Chico Brito, que agradeceu pela parceria e parabenizou a todos pelo trabalho e esforço. Além dos cursos apresentados, Brito manifestou o desejo de incluir os cursos de Gastronomia e Arquitetura e Urbanismo, proposta que será encaminhada à reitoria da Unifesp.
Um cronograma foi pré-estabelecido para o andamento dos trabalhos, como as adequações do prédio de 3.200m2, conforme a necessidade de cada disciplina, o levantamento de toda aparelhagem necessária e a abertura de seleção do corpo docente. Após a reunião, a comissão realizou uma visita in loco no Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, lugar que abrigará a Unifesp Embu das Artes.
Cursos de extensão
Presente no município desde setembro de 2010, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), instalou seu Campus Avançado de Extensão no Complexo Educacional Valdelice Prass e mantém em atividade diversos cursos voltados ao desenvolvimento humano e aprendizagem universal. Áudio visual, Artes, Turismo e Cultura ganham espaço, além de workshops que permitem uma aproximação de teóricos e acadêmico ao público leigo, em cursos rápidos e com direito a certificado de participação.
Em um marco para a parceria entre Unifesp e Prefeitura, a primeira turma de extensão formou 376 alunos, em dezembro de 2011, que realizaram um dos 19 cursos oferecidos no primeiro semestre de 2011. Durante a cerimônia, o secretário de Participação Cidadã, Edson Bezerra, que na ocasião representou o prefeito Chico Brito, parabenizou os formandos e destacou o empenho e o envolvimento de todos da equipe, tanto da Unifesp quanto da prefeitura, para oferecer os cursos com qualidade.
Representando a pró-reitora de Extensão, o professor Renato Nabas, da Unifesp, parabenizou os professores e formandos pela qualidade da primeira turma. Destacou, também, que a criação do Campus de Extensão foi um passo importante na construção de um projeto para instalação dos cursos de graduação. “Esta é uma forma de as pessoas da região se apropriarem do novo campus que está surgindo”.
Exemplificando a qualidade enunciada pelo pró-reitor de Extensão da Unifesp, no mês de setembro, 27 alunos do curso “História e Poética das Artes Plásticas – Teoria e Vivências”, ministrado pelo Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), Renato Gonda, realizaram uma exposição com cerca de 100 trabalhos, encantando a todos pela qualidade do material exposto e ganhando o elogio de diversas autoridades regionais presentes na ocasião.
Unindo Instituição e comunidade, Renato Gonda, adotou em seu curso a colaboração de diversos professores e artistas convidados, entre eles: Prof. Jair Alves dos Santos (Gaíga), a Dr. Profa. Ana Maria Pimenta Hoffman, o Prof. Dr. José Geraldo Costa Grillo, o Prof. Esp. Gerson José Correra, a Profa. Dra. Letícia Squeff, a Profa. Raquel Trindade de Souza e os artistas convidados: Gabriel Borba, Kimy Otsuka, Marcelo Águila, Mário C. Ramos, Milton Takada, Ney Silva, Tônia do Embu, Walde-Mar, Wanderley Ciuffi, Z’Figueiredo, tornando a experiência em um embrião para o objetivo de cooperação entre a Universidade e a classe artística do município.
Para a programação 2012 a Unifesp deverá abrir sua grade de curso no mês de fevereiro, adotando as 19 disciplinas já existentes e ampliando essa quantia para novas áreas. O site da instituição informa que o primeiro evento a ser realizado pela Unifesp é uma aula magna sobre a Saúde da População Negra, que acontecerá na sede do campus no dia 27 de janeiro, das 19h às22h, com 150 vagas disponíveis. As inscrições estão abertas até o dia 23 /01 pelo site da instituição: (http://www.proex.unifesp.br/embu/).
(*Alexandre Oliveira com informações da PMETE)