Nos primeiros dias de funcionamento, Sisu contabiliza 1,8 milhão de inscrições. Estudantes selecionados poderão estudar em Universidades Federais em 2012
Brasília – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até as 18h do domingo (8) 1.835.160 inscrições de estudantes interessados em disputar uma das 108 mil vagas em instituições públicas de ensino superior oferecidas para o primeiro semestre de 2012. A ferramenta, criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entrou no ar à meia-noite de sexta-feira (6) e recebe inscrições até 12 de janeiro. Ao todo, 949.268 candidatos se cadastraram até o momento – cada estudante pode fazer até duas inscrições em cursos diferentes.
Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. É necessário informar o número de inscrição e a senha de cadastro do Enem 2011. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O Rio de Janeiro é o Estado com o maior número de inscrições até o momento: 255 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais (204 mil), São Paulo (164 mil), Ceará (143 mil) e Rio Grande do Sul (120 mil).
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos, podem participar das chamadas subsequentes.
A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.
o que é o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior (Universidades Federais) oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu 1º/2012 selecionará candidatos para ingresso em cursos com vagas para o ano letivo de 2012 (1º e 2º semestre).
(Amanda Cieglinski – Repórter da Agência Brasil / Informações complementares Fato Expresso)
INSCREVA-SE AGORA NO SISU PELO LINK:
http://sisu.mec.gov.br
Leia também:
http://www.fatoexpresso.com.br/2012/01/09/unifesp-define-cursos-para-universidade-federal-de-embu/