Defensoria Pública de São Paulo desmonta toda a história oficial sobre o Pinheirinho. Na Assembleia, pedido de CPI em curso
Os deputados estaduais Adriano Diogo (PT) e Carlos Giannazi (Psol) promoveram nessa quarta-feira audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir a situação dos despejados do Pinheirinho. Participaram ex- moradores do acampamento, entidades e movimentos sociais, representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), da Defensoria Pública e do Ministério Público do Estado.
O depoimento do defensor público Jairo Salvador desmonta toda a história oficial sobre Pinheirinho. Na ação, o governo do Estado, a Polícia Militar, a prefeitura de São José dos Campos e o poder Judiciário expulsaram milhares de moradores de suas casas, todas demolidas, após ação violenta que resultou em dezenas de feridos e alguns feridos a bala pelo aparato policial.
A retirada dos moradores ocorreu após batalha judicial em favor da massa falida do megaespeculador Naji Nahas (preso por duas vezes pela polícia federal por diversos crimes), que retomou a área com a ajuda decisiva dos governos do PSDB (Estado e Prefeitura).
“Finalmente, alguém explica de forma clara, nua e crua, todo o imbróglio jurídico envolvendo o Pinheirinho”, afirma Adriano Diogo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp. “Um depoimento corajoso, que põe por terra desde as justificativas legais para a reintegração de posse até a da derrubada das casas. ”
CPI NA ASSEMBLEIA
Os deputados estaduais do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo começaram a colher nesta quinta-feira (2) as assinaturas para dar início a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso da reintegração de posse na comunidade Pinheirinho, em São José dos Campos. O deputado estadual Marco Aurélio de Souza (PT), que é da cidade vizinha – Jacareí -, anseia ser o relator da eventual comissão. São necessárias 32 assinaturas para a abertura da CPI.
O líder da bancada do PT, deputado estadual Enio Tatto, afirmou à Rede Brasil Atual que todos os relatos dos ex-moradores que foram ouvidos nas audiências que aconteceram em São José dos Campos, na segunda-feira (30) e na própria Casa, na quarta (1º), servirão como evidências. “Tudo vai servir de prova. Baseado em tudo isso, a gente acha que precisa apurar profundamente. Uma CPI tem poderes de convocar autoridades, de investigar a fundo”, disse. A forte presença das famílias da comunidade pesará a favor das apurações, segundo ele.
Em audiência na Assembleia Legislativa, ex-moradores e militantes de movimentos sociais chegaram a pedir o impeachment do governador Geraldo Alckmin e do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, ambos do PSDB, por apontarem possível estratégia conjunta para favorecer especulação imobiliária na cidade como motivo da desocupação. A ação policial, denunciada como truculenta, aconteceu sem preparação prévia de moradias aos moradores, que se dividem hoje em abrigos fornecidos pela prefeitura e aguardam o recebimento do auxílio aluguel no valor de R$ 500.
Questionado se a CPI tem como objetivo o impeachment, Tatto ressaltou que o trabalho inicial é de “investigar a fundo” a relação entre os governos paulista e de São José dos Campos nas decisões que desencadearam a reintegração de posse do terreno, assim como o suposto auxílio judiciário no esquema. “Em um primeiro momento, vamos fazer uma bela de uma apuração. Foi rompido tudo quanto é acordo e violado os direitos humanos da população”, disse.
(Conceição Lemes, para Viomundo / Informações adicionais de Fato Expresso e Rede Brasil Atual)
ontem soube por uma fonte não oficial que o esquema do pinheirinho esta pradado pois la avia uma forte influencia do trafico hj local esta fechado e vigiado por seguraçs !!!
ja avia rumores mais dizem que foram encontradas ossadas humanas la dentro e que o governo de sjc esta ocultando essa informação tentando contornar a situação !!! como disse ja avia rumores soube por um policial ontem que me confirmou se houver interece nessa noticia porfavor investigue !!!! sem mais judeuhat ..thc !!!