Por Kiei Takayasu
Desde a assinatura, em novembro de 2011 do convênio entre a prefeitura de Embu das Artes e o Corpo de Bombeiros do Estado, no sentido de ser providenciada a instalação de uma unidade de combate a incêndios na cidade, muitos avanços foram conquistados, em parte pelo esforço e empenho da Acise – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu.
Em fevereiro duas unidades automotivas, sendo um carro-bomba de combate a incêndios, e um veículo de resgate já chegaram à cidade. Por outro lado, a prefeitura disponibilizou um imóvel alugado na Vila Bonfim, numa área total de mais de 1.200 metros quadrados.
No futuro, a DERSA disponibilizará um terreno para a construção da sede definitiva do Corpo de Bombeiros de Embu das Artes. Esta vitória, por méritos da prefeitura, da polícia militar do Estado, mas também da Acise e empresários, beneficiará diretamente centenas de empresas da cidade, que inclusive terão reduzidos os valores de suas apólices de seguros contra incêndios, além do pronto atendimento em caso de emergências.
Ganha também o povo de Embu, que terá mais agilidade no atendimento às emergências, como incêndios em residências, acidentes de trânsito e casos de afogamento, por exemplo. A base do Corpo de Bombeiros está em reformas para adequação do espaço, e em breve estará funcionando plenamente. Porém, os veículos já estão à disposição e em uso, provisoriamente de plantão em frente ao Parque do Lago Francisco Rizzo, ao lado do Centro de Embu das Artes.
Em caso de emergência, ligue para o número 193, mas lembre-se: trote e falsas comunicações de emergência são crimes, sob pena de prisão do infrator. Colabore e respeite este importante serviço público, que é de todos nós e pode salvar vidas, inclusive a sua.
(*Kiei Takayasu é vice-presidente de comércio da Acise – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu)