Lula diz que ajudará partido na campanha dentro de 15 a 20 dias. Ele afirma que pretende auxiliar o PT nas eleições deste ano
Conhecido por seus longos discursos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou por poucos minutos durante sua participação na inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, em São Bernardo, na Grande São Paulo, na manhã de sábado (14). Esta foi a primeira aparição em evento público desde que o ex-presidente foi notificado por seus médicos do desaparecimento do tumor na laringe, em outubro passado.
“Se eu tivesse juízo, não iria falar porque ainda não estou com a garganta totalmente boa, mas espero estar apto para me dirigir aos companheiros daqui a 15, 20 dias e ajudar o partido a continuar crescendo e elegendo pessoas”, assegurou o ex-presidente.
Durante cinco meses, Lula foi submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia, o que alterou sua capacidade vocal. Em março deste ano, os médicos anunciaram o desaparecimento do tumor e o ex-presidente passou a intensificar as sessões de fonoaudiologia e fisioterapia para recuperar a massa muscular perdida durante o tratamento.
Na inauguração do CEU, o ex-presidente seguiu as recomendações médicas e fez discurso de menos de 10 minutos. Lula elogiou a homenagem à mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que deu nome ao primeiro CEU inaugurado em São Bernardo, e enfatizou a importância do novo espaço para a comunidade. “Quando falarmos da Vila São Pedro, não vai ser pela violência, mas sobre a qualidade de ensino, que vai ajudar a criar novos homens e mulheres.”
Antes de encerrar, o ex-presidente relembrou os investimentos em educação durante seus dois mandatos e elogiou o trabalho realizado por sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff. Neste momento, Lula teve uma crise de tosse e decidiu encerrar sua participação. “Vou parar por aqui, mas no próximo encontro tenho certeza que estarei muito melhor para falar muito mais coisas”, prometeu.
O prefeito Luiz Marinho elogiou a recuperação do ex-presidente e disse que está seguro sobre a participação de Lula nas campanhas municipais deste ano. “Os partidos aliados e o PT vão ter noção de que não poderão contar com ele como nas outras campanhas. Evidentemente que vai participar, mas dentro das possibilidades”, disse Marinho.
A solenidade de inauguração do primeiro dos sete CEUs em construção na cidade também contou com a participação do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e dos senadores Marta Suplicy e Eduardo Suplicy.
‘Revolução’
A senadora Marta Suplicy (PT), que criou o modelo CEU na época em que era prefeita de São Paulo, ressaltou a importância de levar espaços com aliem educação e lazer para regiões afastadas no Centro. “Lembro que o primeiro CEU foi inaugurado na zona leste de São Paulo, em Guaianazes, e na época muita gente criticou por levar um equipamento desses, inclusive com piscina, para a periferia. Esse CEU vai revolucionar a educação em São Bernardo”, frisou Marta.
Marta Suplicy garantiu que ajudará na campanha do ex-ministro Fernando Haddad (PT) rumo à prefeitura de São Paulo. A declaração de Marta ocorre após rumores de que o Partido dos Trabalhadores estaria cobrando maior participação da senadora na campanha de Haddad. Marta era cotada para disputar o posto neste ano, mas desistiu da pré-candidatura após pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Marta, que foi a criadora do modelo CEU durante a gestão como prefeita de São Paulo, afirmou em seu discurso que dará apoio a Haddad durante o pleito deste ano. “Você (Haddad) agora tem uma responsabilidade e eu e o presidente Lula vamos estar em todos os momentos com você porque o modelo petista precisa voltar para São Paulo”, assegurou a senadora, que criticou a atual gestão paulista. “O que existe hoje em São Paulo é a mediocridade absoluta e o abandono dos CEUs, que foram construídos com tanta dificuldade”.
Haddad aproveitou a ocasião para destacar a atuação de Marta à frente da administração de São Paulo, ressaltando as ações na área da educação. “Quem idealizou esse conceito e criou o programa CEU foi a Marta. Muitos prefeitos do Brasil estão se inspirando na sua administração para salpicar CEUs em todo o Brasil”, disse o ex-ministro.
Haddad deixou o Ministério da Educação em janeiro deste ano para se dedicar à campanha municipal. Seu sucessor na pasta é o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que tinha presença confirmada na inauguração do CEU em São Bernardo, mas não pôde comparecer e enviou representante.
(Rede Brasil Atual, reproduzindo matéria do ABCD Maior)