Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) testou mais de 100 modelos à venda no Brasil e tem a resposta
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), após testes de laboratório, chegou à conclusão sobre o real consumo de 105 modelos de veículos em circulação no Brasil. A pesquisa faz parte do PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem, no qual os modelos de produtos (no caso, os veículos) recebem uma etiquetagem classificatória, a partir de ‘A’ (mais eficientes) até ‘E’ (com menor eficiência), semelhantes ao que hoje já se pode ver na parte de trás de geladeiras, por exemplo.
O que se viu é que o consumo alegado pelas montadoras, nem sempre corresponde à realidade encontrada pelo Inmetro. Portanto, a pesquisa é uma excelente ferramenta para o proprietário do veículo saber quanto realmente seu veículo ‘bebe’ de combustíveis, seja álcool, diesel ou gasolina.
Apenas 55% dos veículos estão passando por esse tipo de teste de consumo, já que no momento a adesão das montadoras é voluntária. Mas o interesse das empresas automotivas é crescente, já que os carros testados receberão uma espécie de ‘selo de qualidade’, que pode ser decisivo como fator na hora da compra.
Queda nas Vendas
O mês de abril de 2012 registrou a pior marca dos últimos anos nas vendas de carros no Brasil, desde 2009, para este período (de 30 dias). Foram negociadas menos de 245 mil unidades, numa queda de aproximadamente 10% em relação ao ano passado. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Atualmente, a frota nacional é de 35 milhões de veículos, segundo dados da federação.
Outros Produtos
O Inmetro atende a uma política pública federal denominada Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), implementado pela Petrobras, que busca a melhoria e otimização no uso dos derivados de petróleo. No site do Conpet – veja no link abaixo – o consumidor, além dos veículos automotores, também pode consultar dados sobre fogões e fornos a gás, bem como aquecedores de água a gás, etiquetados com o Selo de Qualidade, que traz dados sobre o consumo de cada um destes produtos.
(Fato Expresso, com informações do Conpet / Inmetro / Fenabrave)
___
VEJA NO LINK A PESQUISA COMPLETA COM 105 MODELOS DE VEÍCULOS À VENDA NO PAÍS: