A nova base da GCM de Embu das Artes, no Jardim Pinheirinho foi inaugurada na quinta-feira, 14 de junho, e terá seu funcionamento 24h por dia, além de uma viatura exclusiva para a ronda periódica na região. Aguardando a vinda do grupo tático da Polícia Militar do Estado (PM), a prefeitura decidiu por ocupar a casa que foi devidamente estruturada, seguindo as orientações da PM.
Apesar de não ter como finalidade a prisão de criminosos e o atendimento a ocorrências policiais, a Guarda Civil Municipal de Embu das Artes tem desempenhado um excelente trabalho, com a consequente diminuição de pequenos crimes no município. Segundo o comandante Dirceu Alves, a nova unidade deverá ser ocupada até a vinda da Companhia do Grupo Tático da PM.
Durante a cerimônia de entrega da nova base da GCM, o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Embu-Pirajuçara, Valdir Ferreira Xavier, lembrou-se do período em que a cidade era conhecida como uma das mais violentas do país. “Isso me entristecia e angustiava muito. Mas hoje temos visto o governo empenhado em garantir mais segurança à população”, comentou Xavier.
Outra liderança presente ao evento, o padre André Dimas, destacou a importância da nova base e leu aos presentes uma carta exaltando o papel do poder público no combate ao crime, em apoio à comunidade. “Hoje nós temos a alegria de agradecer a prefeitura por mais essa conquista”, destacou o responsável pela Paróquia São Judas Tadeu, no Jd. Pinheirinho.
Nos últimos três anos, foram contratados pela GCM 88 guardas, aumentando o efetivo para 146 servidores. Para reforçar o patrulhamento, foram compradas mais nove viaturas que, em breve, estarão nas ruas da cidade.
Próxima ao local da nova Base da GCM, a praça do Jardim Pinheirinho foi revitalizada em dezembro de 2011. Nos mais de 6 mil metros quadrados de área foram instaladas uma academia pública de ginástica, pista de caminhada, parque infantil , mesas e bancos, além de iluminação.
Por redação.
E vou e volto do trabalho e a base sempre fechada as vezes chego tarde do trab e não vejo um GCM como assim? não é para vigiar o Bairro ??? Quando surgir uma emergência eu tenho que estourar o Portão para aparecer alguém até eu ligar para 153 e ele designarem a ocorrência já sera tarde é mais fácil o “Bope chegar primeiro” do que um GCM APARECER NO PORTÃO #Prontofalei
Para nós aqui do bairro de nada esta servindo esta Base,uma vez que contamos com a segurança dos Militares quem tem mais frequência do que os próprios GCMS pq os (GCMS)ninguém vê e ninguém nunca viu patrulhando o Bairro ou coisa parecida.Quando era Base militar nós tinha mais e Tranqüilidade.#Prontofalei