População regional abrangida pelo Conisud já passa de 1 milhão de habitantes e tem 734 mil eleitores
A população da Região Sudoeste, abrangida pela Comarca de Itapecerica da Serra e pelo CONISUD (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) já passou de 1 milhão de habitantes no ano passado, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e agora passa de 734 mil eleitores.
Região se desenvolveu muito nos últimos anos, e agora passa da casa de 1 milhão de moradores (Foto: Taboão/Divulgação)
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou no final de maio último o eleitorado apto a votar em 2012. A região integrada por 8 municípios – Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Vargem Grande Paulista, Juquitiba e São Lourenço da Serra – já atingiu quase exatamente 1 milhão de habitantes em 1º de julho de 2011, há um ano, quando foi divulgada a estimativa populacional dos municípios brasileiros, realizada anualmente. Nos próximos dias um ajuste nestes números será divulgado pelo órgão federal, que usa como índice a média de crescimento de cada cidade nos últimos 10 anos.
Com os dados do TSE foi possível ver que Taboão da Serra por muito pouco não foi alçada à seleta categoria dos municípios que realizam eleições em dois turnos. Com 192.290 eleitores cadastrados, as eleições 2012 na cidade poderiam ser realizadas em 2 turnos se a cidade tivesse atingido 200 mil eleitores. O pleito municipal de 2016 certamente terá este novo componente no tempero político dos taboanenses. Caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno, os dois primeiros colocados disputarão um segundo turno. Mas isto fica para depois; agora o melhor colocado leva a fatura, com qualquer votação.
Embu das Artes é a segunda maior cidade em população e eleitorado. Segundo o TSE, estão aptos a votar 177.745 embuenses, e dificilmente a cidade atingirá 200 mil eleitores em 2016. Em seguida vem Cotia, com 140.931 eleitores, seguida de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Vargem Grande, Juquitiba e São Lourenço (veja tabela completa com população e eleitorado abaixo).
A região tem se destacado do ponto de vista político, mas também se torna cada vez mais um reduto estratégico para deputados, senadores, governadores e até o presidente da república. Com 1 milhão de habitantes, o CONISUD (Cotia acaba de integrar-se ao Consórcio, e Vargem Grande deve fazê-lo em breve) passa a ter um peso político que pode colocar a região na rota do desenvolvimento econômico e social, definitivamente.
Nos últimos anos os governos federal e estadual tem dado cada vez mais atenção à Região. Em 2010 foi inaugurado o Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, ligando a região ao litoral paulista e cidades do Grande ABC. A BR-116, além de estar em fase final de duplicação, foi privatizada, melhorando significativamente sua qualidade. Já o governo de São Paulo anunciou a extensão do Metrô para Taboão da Serra até 2017. O governo paulista também estuda a implantação de Monotrilhos sobre as duas rodovias que cortam a região (Régis Bittencourt e Raposo Tavares).
CLIQUE NA IMAGEM:
(Márcio Amêndola, para o Fato Expresso)