Promotores avaliam que página do Facebook mantida por Paulo Telhada – que tenta uma vaga de vereador na capital pelo PSDB – divulga conteúdo de incitação à violência
Apologia à violência policial marcou campanha do candidato (reprodução/RBA)
São Paulo – Os promotores Fabiano Petean, Roberto Senise Lisboa e Joiesi Sales, da primeira zona da Promotoria Eleitoral de São Paulo, pediram na tarde de ontem (4) a impugnação da candidatura do coronel Paulo Telhada, que concorre pelo PSDB a uma das 55 vagas de vereador na Câmara Municipal da cidade. O pedido foi feito com base nas postagens divulgadas no Facebook pelo ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da Polícia Militar paulista.
Segundo o Ministério Público foram utilizadas expressões que incitam a violência. Além do pedido de impugnação da candidatura, a Promotoria Eleitoral também apresentou mais duas denúncias contra o coronel Telhada. Uma pelo uso indevido da farda da PM, outra por publicidade irregular nos cavaletes da campanha. Os promotores solicitam que o coronel seja multado por desrespeitar a legislação eleitoral.
“Fizemos o pedido de impugnação da candidatura do coronel Telhada com fundamento nessas propagandas efetivadas no Facebook, que trazem expressões que incitariam a violência, no entender do Ministério Público”, diz o promotor Fabiano Petean em reportagem da Rádio Brasil Atual.
A página do coronel Telhada na rede social tem mais de 58,3 mil seguidores – pessoas que se inscrevem voluntariamente para receber mensagens, fotos, vídeos e demais atualizações publicadas pelo candidato a vereador. Em seu espaço virtual, o tucano posta imagens de sua juventude, episódios de sua trajetória na PM e informações sobre o que parece ser uma de suas paixões: história e equipamentos militares, sobretudo aviões da segunda guerra mundial.
Há também registros de sua campanha para a Câmara Municipal, como visitas a academias de jiu-jitsu, MMA e judô, além de sua presença em espetáculos aéreos no Campo de Marte, zona norte da capital. Telhada também recomenda voto em candidatos a vereador de outras cidades paulistas, como Campinas e Guarulhos, independentemente do partido. Em geral, têm em comum serem todos policiais militares.
No Facebook, o candidato também costuma comentar mensagens de louvor à Revolução Constitucionalista de 1932 e comentar episódios recentes envolvendo a PM, incluindo a morte de policiais em serviço. “Mais um PM morto: parabéns aos defensores de bandidos, vocês devem estar muito felizes com os resultados obtidos”, escreveu em 16 de setembro ao comentar o assassinato do sargento Simões em Araraquara, interior de São Paulo.
Por outro lado, Telhada parabeniza operações da Rota em que supostos criminosos são assassinados por policiais. “Parelheiros, Zona Sul. Tiroteio, dois vagabundos feridos e socorridos ao Pronto Socorro, onde faleceram. Cinco vagabundos presos, muita droga e armamento apreendido”, descreveu no último 18 de setembro. “Parabéns aos valorosos policiais militares que não se acovardam frente ao perigo e enfrentam diariamente facínoras que teimam em trazer desordem e violência para nossa população.”
Por: Redação da Rede Brasil Atual