Segundo mais votado em Taboão da Serra, Luiz Alberto Fratini, mais conhecido como Lune, diz que não fará oposição burra, mas irá cobrar promessas eleitorais do novo prefeito.
Com 3.429 votos, Luiz Lune, como o chamam, foi o vereador com o 2° maior número de votos no município de Taboão da serra e poderá representar a oposição no legislativo ao novo prefeito eleito, Fernando Fernandes, que em sua campanha prometeu grandes mudanças ao eleitorado e consegui atingir a meta de 60,05% dos votos válidos na cidade. Representando a base aliada do atual governo Evilásio pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), Lune descreveu à reportagem sua desconfiança quanto às promessas eleitoreiras de Fernando.
Em sua história recente, Taboão da Serra viveu uma de suas piores crises política. A famigerada operação Cleptocracia, que deflagrou escândalos no governo Evilásio sobre suposta fraude no IPTU do município, causou uma enorme depreciação do governo e resultou em derrota nas urnas. No auge das investigações, vereadores comprometidos com a operação foram presos e ganharam o noticiário nacional. Apesar de um grande esforço, Evilásio que tentou eleger Aprígio, mesmo se mantendo afastado para não lhe transpassar sua imagem, viu que o povo de Taboão da Serra reagiu nas urnas e votou contra o continuísmo.
Apesar do revés na prefeitura, Taboão da Serra terá uma equiparação de força na nova configuração legislativa, sendo sete vereadores da situação e seis da nova oposição, encabeçados por Lune e pela vereadora eleita, Luzia Aprígio, mulher do candidato derrotado por Fernandes à prefeitura.
Prometeu, tem que cumprir!
Em uma entrevista descontraída, Lune deixou claro que irá fiscalizar o novo prefeito e fará questão de apontar as falhas e o descumprimento das propostas apresentadas durante a campanha eleitoral, que fez com que o cidadão de Taboão da Serra confiasse em Fernando Fernandes ao posto de administrador do município. “Acho que o povo não analisou o projeto dos candidatos e seu histórico. Foi um voto de protesto. As pessoas criaram uma aversão muito grande ao governo do Evilásio, que cometeu alguns erros, muitos acertos, mas o erro fatal foi a questão do imposto abusivo, e ai as pessoas ficaram indignadas porque mexeu no bolso de cada um”, disse o novo vereador.
Para Lune, o governo Evilásio foi bom em questões sobre o desenvolvimento do município, mas devido os escândalos que o acometeram acabou por não dar crédito às suas conquistas. “O Evilásio é uma ótima pessoa. Se a gente vê o que ele construiu na cidade hoje ninguém pode falar que ele não fez uma boa administração”, comentou.
O novo vereador, 2° mais votado em Taboão com 2,57% dos votos válidos no município, pretender fazer oposição na Câmara. Segundo Lune, Fernando Fernandes não pode errar, visto que esse será seu terceiro mandato na cidade. “Não dá para cobrar nos primeiros meses, mas já no primeiro ano vamos começar cobrá-lo. Na questão da Saúde, que ele prometeu melhorar, na questão dos impostos, com a redução do IPTU, ele prometeu acabar com a Zona Azul, gramar os campos de futebol na cidade, então eu quero cobrar isso dele, porque é muito fácil as pessoas entrarem nas casas e pedir voto em cima de promessas. Principalmente ele. Ele não pode errar. Muitos sonhos acabam quando se deparamos com o orçamento”, ressalvou Lune, que já articula para definir a mesa diretora da Câmara entre os aliados.
Em sua entrevista, Lune também exaltou a presença das mulheres na câmara. De acordo com o novo vereador eleito, a presença feminina no plenário corrobora para melhorar os diálogos entre os vereadores. “Temos tudo para fazer um bom governo (nós oposição). Graças a Deus teremos a presença das mulheres no plenário, pela pessoa da vereadora Érica, Joice e da nossa companheira Luzia Aprígio. Acho que isso é muito importante, porque haverá mais respeito nas discussões e as mulheres têm outro tipo de sensibilidade e isso é de bom grado a meu ver”, completou.
A previsão orçamentária para o exercício de 2013 em Taboão da Serra é de R$ 650 milhões. A cifra é a mesma de 2012. Elaborado pelo prefeito Evilásio Farias, o orçamento será executado por Fernando Fernandes (Gestão 2013-2016). O orçamento, já amplamente comprometido com a definição de repasse às secretárias, poderá ser remanejado pelos vereadores, mas sem grandes mudanças.
*Da redação.
vereador está apenas começando uma nova jornada,vai de vagar,o DR.Fernando já
foi prefeito a 8 anos sabe oque fazer.
É interessante o Lune dizer isto, com que moral ele critica? Foi deputado, vice prefeito, etc… e nada fez pela cidade. Como secretário, pior ainda, milhoes foram desviados da secretaria daquele projeto do PCdoB. Lune está indiciado na cleptocracia. Vai dormir vereador, vc não tem moral nenhuma para cobrar nada, ficou oito anos no governo e só lero-lero.
Espero realmente que o Vereador seje oposição pois nesses 8 anos não houve oposição alguma e sim todos Governo e levando a melhor,quanto ao Candidato Aprígio acredito que nunca foi uma boa opção para nossa cidade pois éra vereador e Governo , estava lá e nada fez , aliás nem conversar sabe, agora quero só ver o nobre Luis Lune como vereador pois já foi Vice Prefeito ,Dep. Estadual e Secr. deste Governo desastroso .
Acredito caso o Sr. Lune não estivesse neste Governo e fosse realmente crítico de nossa cidade e fosse candidato, ele seria a grande opção , pois experiência ele tem , más como não é bobo e nada prefere ficar só na ponta pois ele sabe bem o que é o Excutivo e ele aparentemente é um cara sossegado sem muitas neuras .
Estamos de Olho. Alcaide Fernando Fernandes Filho deverá cumprir suas promessas e em 4 anos implantar ETEC e FATEC, 100 % coleta e tratamento de esgoto, preservação do que resta de fragmentos de Mata Atlântica, monitoramento eletrônico para segurança dos cidadãos taboanenses em 75 % do leito carroçável da nossa Cidade, implantação de viadutos sobre a BR 116 para mobilidade urbana, obrigação de fazer Viaduto de Acesso Sul do Shopping Taboão para Rodovia Federal BR 116 conforme projeto aprovado pelo Prefeito FFF no ano de 2000 e Inquérito Civil Promotoria de Justiça de Taboão da Serra, bilhete único para a população bem com Metrô Parque Laguna, Delegacias de Polícia e aumento de contingente da Polícia Militar. A Deputada Estadual Analice Fernandes cabe trazer a mesma quantidade de recursos vinda do PAC para infraestrutura urbana, educação, segurança, transporte e mobilidade urbana.
Aos 13 Vereadores eleitos cabe legislar e fiscalizar o Poder Executivo sem cabresto.
Esperamos que Vossa Excelência cumpra rigorosamente o que prometeu e que Analice faça realmente alguma coisa pela cidade, trazendo recursos do Governo do Estado. Analice está Deputada há 10 anos, quanto de dinheiro trouxe para Taboão da Serra?
Desejamos realmente que Vossa Excelência cumpra seu papel transformando as proposituras em realidade como diz seu slogan “ DIAS MELHORES VIRÃO ” e que suas palavras não sejam levadas pelo vento.
A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos Princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, e é isto que esperamos do Alcaide Prefeito Fernando Fernandes Filho ao Governar nossa querida Cidade de Taboão da Serra, no período de 01 de Janeiro de 2.013 a 31 de Dezembro de 2.016, e que os nobres Vereadores eleitos pelos cidadãos taboanenses para a Câmara Municipal de Taboão da Serra simplesmente cumpram seu papel de legislar e fiscalizar o Poder Executivo. São estas as atribuições definidas pela Constituição Federal da República Federativa do Brasil.
Prefeito Fernando Fernandes Filho foi eleito com 81.290 votos, 60,05% dos votos válidos.