A pesquisadora, folclorista e artista plástica, Raquel Trindade, foi homenageada pela Ordem do Mérito Cultural no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira (5/11).
No Dia Nacional da Cultura, a presidente Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, condecoraram artistas que contribuíram para a formação cultural do povo brasileiro. No total, 41 personalidades receberam as insígnias da 18ª Ordem do Mérito Cultural.
Filha mais velha do grande poeta negro, Solano Trindade, Raquel é conhecedora da história e cultura afro-brasileira e uma das maiores memórias vivas no Brasil.
18ª Ordem do Mérito Cultural
Nessa edição, o nome escolhido para ser reverenciado foi Luiz Gonzaga, no ano de comemoração do centenário de nascimento do “Rei do Baião”.
Uma das homenagens mais importantes do País, a Ordem do Mérito Cultural recebe indicações feitas pela população através de um formulário on-line ou pelos correios. Os nomes sugeridos são entregues a uma comissão composta por gestores das secretarias do Ministério da Cultura e por presidentes de diversas entidades vinculadas ao órgão.
*Fonte PMETE