“O homem é um ser que por natureza deseja
conhecer a si mesmo”
O homem é um Ser que pode ser definido por diversas vias. O ponto de partida de toda definição do homem o coloca como sendo um “Ser Cultural”. Dentre todas as definições que o homem possui, ser considerado como “cultural” é sem dúvida uma das grandes questões que abarca as mais diversas situações no que tange a pessoa humana.
Como definir o homem em relação ao seu meio? Como distinguir o mesmo dentre esse meio? A ação cultural é essencialmente a melhor definição e distinção do homem no ambito de suas relações. Ao passo que a pessoa humana é constituida de ações que visem o crescimento social, espiritual e mental, podemos destacar que diferentemente de outros seres vivos como as plantas e os animais, o homem é culturalmente diferente. Ele possui a capacidade mudar seu meio para poder coexistir e sobreviver. Ele pode construir e destruir dependendo de sua ação, mas assim mesmo constitue o que podemos chamar de “desenvolvimento socio-cultural”, onde o ele com base em suas ações acrescenta em seu meio seus conhecimentos contribuindo para uma relação com o próximo, que influe em sua relação com o mundo e consequentemente em sua relação com Deus.
Segundo Batista Mondin , além de considerar o homem, ou seja a pessoa humana um Ser Cultural, ele define-o também em outras condições, sendo elas: Ser Livre; Espírito; Imagem de Deus; Valor Absoluto.
Seguindo o pensamento de Mondin podemos então perceber que o homem é dotado de valores variaveis, mas que porém esses valores se entrelaçam levando o de volta a posição cultural.
Podemos perceber que a liberdade é um condição importante para o desenvolver cultural, pois é baseado em nossas escolhas e nossas opções que tendemos para um determinado caminho no meio social. Não é possivel desenvolver uma cultura sem se encontrar como um Ser de valor que busque uma representação na imagem de algo maior ou que se encontre a forma certa sem um determinada situação que provenha de um ato de espirito. Assim, sendo, somos levados a concordar que o homem por todas as demais definições explanadas pelo autor, se dirige ao ponto maximo de sua definição como sendo um “Ser Cultural”.
A Coletividade social na qual o homem se encontra torna o mesmo, cultural por natureza, pois o mesmo precisa perpetuar sua essencia, para o ele, como próprio ser humano, como pessoa humana possa continuar a refletir sobre si e continue a pensar “o que é?” e “o que o faz ser o que é?”.
Essa é maior definição da pessoa humana, ser um individuo culturalmente conhecedor de suas proprias duvidas e condições.