O grupo de teatro “Encenação”, de crianças e adolescentes da cidade de São Mateus – Espírito Santo, estará se apresentando nesse final de semana em Embu das Artes, lançando seu terceiro DVD “Palavra Ilustrada – Gestos”. As apresentações acontecem nessa sexta-feira, 23/11, no Ponto de Cultura e Escola cultural “Acorde”, do Jd Tomé, onde o grupo está apresentando uma oficina; A programação se estende para o sábado, 24/11, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu às 19h e no domingo na XIII Feira de Artes do Santa Tereza, na rua Cerqueira Cesar, 124, Jd. Santa Tereza. Todas com entrada franca.
Batuques-poesia, pandeiro e gogó (performance)
O ‘Encenação’ é um grupo formado por educandos do Centro Cultural Araçá, de São Mateus, que participam das oficinas de teatro. A proposta do grupo tem foco na montagem de peças populares voltadas ao folclore e ao imaginário do povo. Existe há quatro anos e já participou de dois festivais nacionais de teatro e do 25° Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético de Montes Claros/MG. Este ano, o grupo foi homenageado no 8° Bêlo Poético, em Belo Horizonte, representando o Centro Cultural Araçá e seu trabalho poético. A trupe é coordenada pela educadora social e artista plástica Shila Joaquim. (veja mais detalhes no site: www.teatroencenação.com).
Segundo a coordenadora Shila, a performance apresenta textos de diversos autores brasileiros e estrangeiros e propõe a junção de outros elementos artísticos à fala poética, que antes de ser declamatória, é espontânea, lúdica e dinâmica. “O trabalho tem sabor praiano da Ilha de Guriri no Espírito Santo, com a execução de ‘ciranda’, mas traz um matiz urbano do coco de feira e do Rap urbano. Sua formação instrumental é ‘fala’, ‘pandeiro’, ‘surdo’ e ‘caixa’. É um trabalho que expõe o prazer do exercício poético”, diz a responsável. Segundo Shila, a apresentação é fruto de uma pesquisa de três anos e tem duração de 25 minutos.
“Essa é a terceira e última produção da série de DVD “Palavra Ilustrada” do grupo, que consiste numa pesquisa poética focada na relação da Palavra com as várias outras linguagens artísticas.” Segundo ela, a primeira edição do DVD explorou a relação da palavra com a Imagem e registrou depoimentos de vários escritores, poetas, diretores de teatro e educadores sobre a relação da palavra com imagem. O segundo trabalho entrevistou músicos, compositores e MC’s sobre a estreita relação da palavra com a música. Refletiu sobre o surgimento das canções e traçou uma retrospectiva do Trovador até aparecimento dos MC’s e suas afinidades com os poetas de feira.
SERVIÇO:
Centro Cultural Araçá
O Centro Cultural Araçá é uma ONG-Organização não Governamental- sem fins lucrativos, idealizada por universitários dos cursos de Pedagogia e Biologia da CEUNES/UFES, em 1994.Tem como missão promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens, através de ações socioeducativas, favorecendo seu desenvolvimento físico, intelectual, psicossocial e educacional de modo a integrá-los produtivamente na sociedade. Desenvolve oficinas nas várias linguagens artísticas e está localizada ao norte do Espírito santo, em São Mateus, cidade histórica respeitada por sua riqueza artística e tradição cultural.