Realizado pela Prefeitura, o “Carnaval Embu das Artes 2013” foi alegre e descontraído, contando com a participação de grande público advindo de várias regiões da cidade e outros municípios. Cerca de 50 mil pessoas ocuparam o Parque do Lago Francisco Rizzo nos quatro dias de folia e nenhuma ocorrência foi registrada, segundo o Comando da Guarda Civil Municipal.
Na segunda-feira (11/2) à noite, com a presença aproximada de 13 mil expectadores, aconteceu o desfile dos “blocos de rua” que se apresentaram de maneira muito vibrante e organizada.
O primeiro a entrar foi o “Menino Arteiro” com o enredo “Casa de Cultura do Santa Tereza, 20 Anos de Resistência Cultural”. “Meninos do Morro” veio em seguida com o tema “Avante Meninos do Morro que a Vitória é Certa”. Os outros blocos que animaram a festa foram “Zumaluma” (“Zumaluma Abre Alas para Unicidade”), “Bloco do Barata” (Zé Figueiredo, um Artista Popular que o Barata Vem Homenagear”, “Unidos do Santa Tereza” (“Sobre a Noite”) e “Kambinda (“De Recife para o Embu”).
Na festividade houve adesão total das famílias, crianças, jovens e idosos.”Foi interessante observar a relação estreita estabelecida entre a gestão municipal e a comunidade nesse evento”, constatou o secretário adjunto de Cultura, Isac Felix.
O secretário de Cultura de Embu das Artes, Alan Leão, destacou a participação de indivíduos de todas as regiões do município, desde os bairros extremos até o Centro. “O prefeito Chico Brito nos deu autonomia para organizar o evento, e ficamos bastante satisfeitos com o resultado. Além da boa estrutura, com barracas de alimentação, banheiros e ambulância, todas as exigências legais foram cumpridas para segurança e atendimento médico à população, e nos sentimos felizes em ter realizado um Carnaval com a valorização dos artistas locais”, concluiu.
*Fonte: PMETE