Com promessa de ser entregue em 2011 as obras de construção e instalação da Unidade de Pronto Atendimento III – Santo Eduardo estão paradas.
A obra teve inicio no dia 8 de julho de 2010 com previsão de entrega em 12 meses. Orçada em 3,2 milhões de reais a Construtora Progredior Ltda recebeu no ano de 2010 o valor de R$ 1.373.265,49 e em 2011 mais R$ 2.128.919,39 segundo o Portal Transparência da prefeitura de Embu das Artes.
Apesar de todo valor previsto ter sido pago a UPA III Santo Eduardo não foi entregue e hoje, abril de 2014, as instalações se encontram totalmente abandonadas, com mato crescendo, portas enferrujadas, janelas, vidros e paredes quebradas.
Antes das eleições de 2012 o prefeito mandou pintar todo prédio do lado de fora para criar uma expectativa que o prédio seria entregue.
Perigo de Dengue!
Dentro da obra abandonada existe um fosso que esta acumulando água parada, terreno fértil para proliferação do mosquito da dengue colocando em risco toda a população do entorno.
Obra Parada
Sem ter explicações para o atraso na obra o Prefeito mandou tirar a placa com o valor da obra, prazo de entrega e empresa responsável. Enquanto isso, a população da cidade sofre com graves problemas na saúde pública.
Segundo o último senso a população de Embu das Artes é de 245 mil habitantes e possui apenas 2 pronto socorros que foram construídos há mais 30 anos.