Neste sábado, 23 de outubro ocorre na Câmara Municipal de Embu das Artes, às 15h, o lançamento do livro “Fé e Política”, organizado por Dalila Pedrini, Maria Isabel Lopes Corrêa e o jornalista Wagner da Silva Corrêa.
A obra conta a história das lutas sociais de Embu e das chamadas CEBs – Comunidades Eclesiais de Base, surgidas no esteio da Teologia da Libertação, através dos depoimentos de seus personagens, 28 lideranças comunitárias e os padres Jaime Crowe e Eduardo McGettrick, os missionários irlandeses que mudaram a história e muitas vidas na periferia, entre os anos 1970 e 1990.
Do livro participam com seus depoimentos dois ex-prefeitos, Nivaldo Orlandi e Geraldo Cruz, além de ex-vereadores e lideranças cristãs e comunitárias, entre as quais os três organizadores da obra.
Das organizações comunitárias nasceram as principais lutas de Embu, contra a carestia, o desemprego, e por hospitais, creches, escolas, transporte público decente, e pelas eleições diretas no fim da Ditadura.
O livro já está repercutindo nos meios políticos e comunitários. O padre Júlio Lancelotti, da pastoral dos povos da rua é um dos que elogiaram a iniciativa, além do bispo emérito Dom Fernando.
O belo prefácio do livro é do ex-ministro do governo Lula, Paulo Vannucci.