Na manhã de segunda-feira, 28, o prefeito de Embu, Chico Brito (PT) e jornalistas de 12 veículos de comunicação, entre jornais, sites e até um canal de TV da região partiram em romaria para visitar os canteiros de algumas das maiores obras que estão sendo desenvolvidas em Embu pelo governo municipal. O prefeito, acompanhado de sua secretária de Comunicação, Cristina Santos, conduziu a visita dos jornalistas aos prédios em obras espalhadas pelo município para demonstrar sua gestão e o andamento dos trabalhos. O contato com a imprensa regional foi realizado justamente após a edição de um jornal com fortes críticas à administração, bem como da gravação de um quadro do CQC (Custe o Que Custar) da TV Bandeirantes, com ataques a um dos planos de moradia da prefeitura. A reportagem do CQC acabou veiculada nesta segunda-feira (28), às 23h.
O encontro com a imprensa regional foi iniciado com um café da manhã no Centro Cultural Mestre Assis de Embu, e dali o prefeito Chico Brito disponibilizou um ônibus/van para o transporte dos jornalistas e iniciou as visitações pela construção do Posto de Saúde do Jardim Sílvia/Santa Luzia, obra que tinha prazo de seis meses para conclusão a partir da data de 29 de março de 2010, mas ainda está em andamento. Segundo Chico Brito a demora no início das obras ocorreu devido à burocracia na liberação dos investimentos, já que a construção foi executada com verbas provindas de uma entidade particular em forma de parceria.
O prefeito também mostrou durante o percurso, a obra para padronização da Avenida São Paulo e Estrada Cândido Mota Filho, onde enfrentou dificuldades com alguns moradores que fizeram muros na via publica, inviabilizando a construção de calçadas para os pedestres. Este problema está sendo resolvido, em acordos da prefeitura com os moradores do local. Na Avenida São Paulo, a demora da obra irritou os moradores, mas está em fase de conclusão. Em frente ao Teatro Solano Trindade haverá uma espécie de calçadão e uma pequena praça, que melhorarão espaço de convivência da comunidade.
Em seguida a caravana seguiu para a nova UBS do Jardim Mimás. Chico Brito evidenciou a utilização de tijolos e bloquetes ecológicos na construção do equipamento de saúde e a importância do corte de gastos que a prefeitura está conseguindo, na confecção do próprio material. “Este bloquete de piso foi a própria prefeitura que fez, evitando a compra de terceiros, o que reduz no gasto da obra”, disse o administrador.
Já o novo empreendimento do Jardim Santo Eduardo, que provavelmente será um dos carros chefe da administração do PT na região, o Pronto-Socorro, PS Infantil e Unidade de Especialidades Médicas, denominado Unidade de Pronto Atendimento III foi o terceiro empreendimento a ser visitado. Ele deverá atender a uma população de cerca de 80 mil habitantes daquela região. A obra é grandiosa e atravessa duas ruas do bairro, num desnível de aproximadamente 15 metros, exigindo o uso de elevadores internos para a interligação entre os prédios.
Segundo Chico Brito a nova Unidade de pronto Atendimento que reúne uma gama variada de serviços médicos hospitalares, irá desafogar os PS do Vazame e o Central. “A prefeitura investiu cerca de um milhão e meio na construção do Pronto-Socorro infantil, o que não estava previsto nos investimentos de R$ 3.207.464,00 do Governo Federal em repasse para a Construção da Unidade de Pronto Atendimento III do Santo Eduardo”, completou Chico Brito.
Ao todo deverão ser preenchidas 50 vagas de médicos especialistas ao término das construções nas novas unidades de saúde no município. Segundo o prefeito a nova Unidade de Pronto Atendimento III, no Jardim Santo Eduardo deverá ser entregue à população em março de 2012.
Aos jornalistas o prefeito Chico Brito confidenciou que está tendo dificuldades na contratação de médicos para o atendimento nas Unidades Básicas e na rede hospitalar do município. “A concorrência está grande. Os médicos nem se candidatam ao concurso público para o preenchimento das vagas se o salário não estiver acima da média das grandes cidades”, disse. Para ele, esta concorrência desigual prejudica o atendimento à população, numa espécie de ‘leilão’ de salário em que as prefeituras menores não têm condições de concorrer.
Durante o percurso das visitas, o prefeito falou sobre o projeto de criação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regional, o que deverá atender às cinco cidades do Consórcio Intermunicipal da região sudoeste da grande São Paulo (Conisud), com exceção de Taboão da Serra, que já tem seu próprio serviço. Segundo Chico Brito, a idéia é que as cinco cidades, Embu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu possam se beneficiar do equipamento de atendimento emergencial. Outra novidade é que o prefeito, como atual presidente do Conisud, pretende ampliar o consórcio das atuais 6 cidades, para 8, convidando a integrá-lo as cidades de Cotia e Vargem Grande Paulista, do eixo da Rodovia Raposo Tavares.
A comitiva seguiu então para a nova escola Antonia Augusta Delphina de Moraes, sendo esta adequada para uma ampla variedade de cursos, com salas multi-uso e já adaptadas com lousas digitais. De acordo com o prefeito o novo complexo educacional na região do Jardim Santo Eduardo deverá ser entregue já no mês de julho deste ano, com as crianças podendo voltar à escola no segundo semestre. Atualmente os alunos assistem às aulas em locais improvisados, como o espaço da Igreja Católica cedido quando a antiga escola foi demolida, em 2009, para dar lugar ao novo prédio, que será um dos maiores da cidade, com quatro pavimentos, inclusive uma quadra de esportes coberta no térreo.
Outra obra visitada foi a construção da creche do Jardim Santo Eduardo, conquistada pelos moradores com apoio da vereadora Dra. Bete (PDT). A creche deverá abrir 250 vagas para crianças da região, mas as obras ainda estão lentas. Outra informação dada pelo prefeito aos jornalistas foi a da construção de mais cinco creches no município, com investimentos destinados pelo PAC 2, da presidenta Dilma Rousseff à Embu. Segundo Chico Brito, a demanda reprimida da cidade ainda é de cerca de 1000 crianças no aguardo de novas vagas.
Os jornalistas seguiram caminhando para a construção do novo Centro Cultural do Jd Santo Eduardo, com dois palcos, sendo um “móvel” e outro construído em forma de arena, na antiga ‘Quadra do Meio’, local abandonado até a poucos anos, sendo usado pelo tráfico de drogas e desocupados, preocupando os moradores do entorno. Agora, aquele local está sendo totalmente renovado e será devolvido á comunidade como um espaço de Cultura e Lazer, promete o prefeito de Embu. A caravana seguiu para o novo Complexo Poliesportivo do Jardim Independência, projeto que privilegia a ampla prática de esportes. O novo espaço contará com um campo futebol oficial e quadra poliesportiva em forma de arena.
PROTESTO
Ao sair do Jardim Santo Eduardo, a caravana passou pela Estrada de Itapecerica a Campo Limpo e quase encontrou com uma manifestação da Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado) em frente à Escola Municipal Paulo Freire, em protesto contra a morte violenta da professora Joyce Chaddad Domingues, assassinada na porta da escola exatamente há um mês. Do ônibus com a comitiva de jornalistas e o prefeito Chico Brito foi possível ouvir a manifestação, justamente quando alguém exigia a presença do prefeito no local, mas ele preferiu não parar na escola para conversar com os manifestantes, seguindo em frente com a visita programada às obras de seu governo.
Ao final a caravana o prefeito mostrou aos jornalistas as construções da Universidade Federal e demais instalações do Parque da Várzea, no entorno do trecho Sul do Rodoanel. Com instalações já iniciadas, o parque começa a ganhar vida e forma. A obra que contará com investimentos da ordem dos 30 milhões de reais deverá ter sua primeira etapa concluída já para o ano de 2012, segundo o prefeito. Questionado sobre a manutenção deste gigantesco complexo, Chico Brito afirmou que o espaço será operado pelo Ministério da Educação, através da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), mas ao contrário da USP (Universidade de SP, administrada pelo governo paulista), que só permite acesso de alunos e funcionários da própria universidade, no Parque da Várzea e Universidade Federal, o acesso da comunidade de toda a região, não só será permitido, como incentivado.
VEÍCULOS
Os seguintes veículos de comunicação participaram da visita às obras da prefeitura de Embu:
JORNAIS: Um Novo Jornal / Tribuna Regional / Retrato / O Cidadão / SP Repórter / Hora Exata / Folha de Embu.
SITES: Embu Digital / Jornal Na Net / Fato Expresso / O Taboanense.
TV: GNT – Canal 48.
(Alexandre Oliveira e Márcio Amêndola, especial para o Fato Expresso Online)
Leia também:
Novas obras é muito bom sr prefeito!! mas não esqueçamos que precisamos de profissionais para trabalhar! ex escola valdelice vergonha 5ª serie sem professor de potuguês e o que falar do pronto socorro central sem medicos a maternidade só reclamações o povo não é bobo sr prefeito
O prefeito esta fazendo uma excelente gestão no primeiro mandato espero que no segundo não faça como o ex-prefeito geraldo cruz mais as obras Sr.prefeito estam andando a passo de tartarrura com respeito o recapeamento da estrada campo limpo a itapecerica o Sr deveria acompanhar mais de perto essas obra isso causa grande constragimento e transtorno ao povo que precisa sai cedo de casa para o trabalho alias essas obras eram pra ser feita no segundo mandato de geraldo cruz e não fez o senhor está provando ser um excelente gestor em obras agora Sr prefeito queria assim como a maioria dos moradores desses bairros que citarei logo após a minha indignação com respeito a segurança pública de nosso municipio o estado esta sendo omisso e inrresposavel em relação a segurança publica porque o senhor não faz como a maioria dos prefeito da grande sp põe a guarda pra atua nas ações de combate ao crime e trafico de drogas em nosso municipio que de cinco anos pra cá esta muito grande principalmente nos bairros do jd. julia sta emilia e independencia os moradores estam sendo roubados ate de dia ao sair ou chegar do trabalho isso e muito ruim e o pior em quanto os imoveis aumentaram mais de 100% em outros municipios aqui nesses bairro o preço de uma moradia continua cainda devido ao trafico de drogas e pequenos roubos a moradores em vez de dar viatura pra PM´S figirem que trabalha prefeito, compra carro pra guarda e da carta branca pra eles combater o crime prefeito o senhor pode fazer isso o senhor e o nosso GOVERNO prefeito, precisa ter corragem e enfretar esses triste problema que asola nosso povo embuense a violencia só traz problema para municipio está constatado que devido a violencia as pessoas adoencem mais e rendem pouco em seu trabalho… o senhor precisa enfretar esse problema de frete já que não tem apoio do estado membro, que de outro partido oposto precisa fazer assim como outros prefeito fizeram..