São Paulo – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveu, nesta segunda-feira (18/4), uma campanha para valorizar publicações para crianças que favoreçam a diversidade e combatam o racismo e outras formas de preconceito. A iniciativa coincide com o Dia Nacional do Livro Infantil.
A campanha parte do princípio de que a leitura permite às crianças aprender novos valores e mudar a forma como veem sua própria cultura. A Unicef trata a possibilidade de se conhecer e ouvir histórias diferentes como um direito que amplia perspectivas e contribui para a construção de uma sociedade igualitária. Durante o dia, a campanha “Por uma Infância sem Racismo” divulgou artigos e livros que contemplam a valorização das diferenças étnico-raciais.
Diversas pesquisadoras da área listam artigos. Entre elas, estão Ana Célia da Silva, professora titular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Maria Anória J. Oliveira, Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Andréia Lisboa de Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e Maria Nazaré Mota, do Projeto Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero.
(Por: Redação da Rede Brasil Atual)