A greve por tempo indeterminado dos bancários já passa dos dez dias. Segundo informações do Sindicato dos Bancários, a paralisação atinge mais de 30 mil trabalhadores do setor, e ainda não há possibilidades do fim da paralisação, já que a Febraban (Federação Nacional dos Bancos) não estaria disposta a negociar com os grevistas.
Calcula-se que em São Paulo, Osasco e Região (incluindo Embu e Taboão da Serra), mais de 700 agências bancárias e 13 Centros Administrativos estão fechados ao público. Em todo o País, mais de 7 mil agências aderiram à greve, que tem caráter nacional.
Reivindicações
A categoria, com data base em setembro, reivindicou aumento salarial de 11% (onze por cento), mais contratações, devido ao excesso de trabalho imposto aos bancários em atividade, imediata aplicação do PLR – (Programa de Participação nos Lucros e Resultados), vales refeição e alimentação, auxílio creche e aumento do piso salarial. A pauta prevê ainda pedidos de auxílio educação e melhores condições de saúde dos trabalhadores, vítimas de diversas doenças próprias da atividade, como depressão, stress e LER – Lesões de Esforço Repetitivo.
Prejuízo às Empresas
A greve dos bancários, por mais justa que seja, tem prejudicado o funcionamento das empresas na região, segundo informa o vice-presidente de comércio da ACISE, Kiei Takayasu. Segundo ele, a maior reclamação dos comerciantes e empresários é a impossibilidade de pagamento de títulos em atraso, de depósito de cheques em grande quantidade (difíceis de serem postados por meio de caixas eletrônicos), lotéricas lotadas, agravadas pelo acúmulo da Mega-Sena (até a última quarta-feira).
Os mais prejudicados com a greve foram os clientes dos bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que pararam quase totalmente. As empresas, além dos problemas de fluxo de caixa, também enfrentam dificuldades e honrar tributos nas datas de vencimento, realizar pagamentos de salários em espécie, além da liberação do FGTS dos trabalhadores, entre outros inconvenientes.
(Márcio Amêndola – www.fatoexporesso.com.br)