Governador pretende gastar R$ 1,4 bilhão na passagem de 900 metros entre Santos e Guarujá. São 14 mil Reais por Centímetro! Você concorda?
Márcio Amêndola*
A notícia saiu estampada no jornal Gazeta SP de 24 de agosto: “Túnel bilionário de Alckmin é o mais caro do planeta” (veja em: http://www.gazetasp.com.br/). Eu diria que se trata do túnel mais caro do Universo, superando o Campeão Universal anterior, Paulo Maluf com seus caríssimos túneis sob o rio Pinheiros, na época mais caros que o Eurotúnel (sob o oceano, no Canal da Mancha, entre França e Inglaterra).
Desta vez, querendo superar o ‘mestre’ Maluf, Alckmin tasca no povo paulista uma obra que promete acabar com os problemas de acesso entre Santos e Guarujá. Não, não se trata de uma obra gigantesca, mas um prosaico túnel intramarino de apenas 900 metros. O problema é que a brincadeira vai custar aos cofres públicos paulistas a bagatela de R$ 1,3 bilhão, ou seja, quase um terço do preço pago por todo o trecho Sul do Rodoanel. Segundo denúncia do jornalista Carlos Ratton, na ‘Gazeta SP’, o túnel do Alckmin pra facilitar a vida dos ‘pobres’ turistas endinheirados que tem de ficar torturantes horas e horas nos finais de semana esperando a balsa para seus confortáveis apartamentos no Guaruja, o túnel tucano vai custar R$ 1,4 milhão por METRO de construção.
O preço do túnel do Alckmin supera o da mirabolante Ponte Estaiada prometida por seu antecessor, José Serra, que havia previsto a construção da obra de 4,6 quilômetros por ‘apenas’ R$ 700 milhões, a R$ 152,2 mil o metro.
MAIS CARO DO PLANETA
Se comparado com outras grandes obras realizadas no mundo, o túnel do Alckmin no Guarujá já se habilita como o mais caro do planeta. O Eurotúnel (França-Inglaterra), com 50 quilômetros sob o oceano, no Canal da Mancha custou cerca de R$ 22 bilhões, ou R$ 440 mil o metro, menos de UM TERÇO da obra brasileira. Já o Túnel Seikan, no Japão, com aproximadamente 54 quilômetros, que inclui rodovia e ferrovia, custou cerca de R$ 7 bilhões, ou apenas R$ 129,9 mil o metro, ONZE VEZES MAIS BARATO que a obra de Alckmin, ou seja, querem ‘tucanar’ o suado dinheirinho de nossos impostos.
De onde o nosso querido governador vai tirar essa dinheirama? Talvez das centenas de pedágios que se espalham como uma praga por todo o Estado mais pedagiado do planeta, outra grande obra dos 20 anos de poder do PSDB em São Paulo. Como o governo paulista já abocanhou mais de R$ 3,7 BILHÕES EM PEDÁGIOS (até agosto 2011), basta transferir parte desta bolada para os felizes empreiteiros do túnel pra Guarujá. Perguntar não ofende: O pedágio do túnel vai ser instalado na entrada ou na saída do buraco?
Segundo declarações do próprio Alckmin, “fizemos uma pesquisa muito complexa, muito bem feita, de origem e destino, para poder tomar a decisão. Inicialmente, previa-se a construção de uma ponte entre as duas cidades, mas a construção na entrada do canal poderia, no futuro, limitar a entrada de navios no porto de Santos”, explicou. O governador disse ainda que poderão passar pelo túnel, além dos veículos de carga, passeio e coletivos, pedestres e ciclistas. Ah, bom! Será a travessia de ciclistas e pedestres mais chique do mundo: cada CENTÍMETRO percorrido, R$ 14 MIL! (Isso mesmo, 14 MIL REAIS POR CENTÍMETRO!). Quem sabe a Globo inclui o túnel do Guarujá na próxima meia-maratona de SP, só pra puxar o saco, assim como fez na ‘Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira’, que serve de cartão postal nos fundos do SP-TV.
Será que certo estava José Serra, que inaugurou até a maquete da ponte que nunca saiu do papel? Na verdade, também não. A ponte planejada entre Santos e Guarujá pelo iluminado ex-candidato à presidência também não era lá muito ‘barata’. A um preço de R$ 152 mil o metro, custaria aos cofres públicos o DOBRO DA MAIOR PONTE DO MUNDO, recentemente inaugurada na China. A ponte Qingdao, naquele país asiático, com 42 quilômetros de extensão sobre o mar, custou cerca de R$ 3,6 bilhões, ou R$ 85,7 mil por metro.
Rodovias, Túneis, Pontes e Viadutos a preço de ouro, basta votar no PSDB. Deixar os caras no poder por mais de 20 anos: Não tem preço!
(*Márcio Amêndola de Oliveira é jornalista e bacharel em História pela Universidade de São Paulo, autor do livro “Zequinha Barreto – Um jovem revolucionário na guerra contra a ditadura”)
Olá meu grande amigo! EM 1º lugar quero lhe parabenizar pelo ótimo trabalho que você faz. Fiquei muito feliz em receber e saber que o fato expresso voltou pra ficar.
Que DEUS sempre te ilumine e lhe conceda muita saude.
Um grande abraço….
Sinval,
Grato pelo incentivo. Quando puder faça-nos uma visita! Continue lendo o Fato Expresso. Lamentamos não fazer mais a versão impressa, mas tentaremos permanecer na Internet, informando e formando!
Att
Márcio Amêndola