Governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei n.º 14.537/2011 no dia 6 de setembro, após aprovação do projeto do deputado Geraldo Cruz (PT), dando novo nome à única cidade do País com ‘Artes’ na nomenclatura
O governador Geraldo Alckmin Filho acaba de sancionar a Lei Estadual número 14.537, de 6 de setembro de 2011, que oficializa o nome “Embu das Artes”, após aprovação de Projeto de Lei do deputado Geraldo Leite da Cruz (PT), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 10 de agosto passado. O ato do governador encerra uma luta de muitos anos pelo reconhecimento de Embu como ‘Terra das Artes’, nome que começou a ser solidificado após a instalação de um núcleo de artistas e artesãos na cidade, a partir dos anos 1920, com a chegada do pintor Cássio da Rocha Matos, o Cássio M’Boy à cidade, quando esta ainda era uma pequena vila ainda vinculada a Itapecerica da Serra.
Segundo o prefeito de Embu das Artes, Francisco Nascimento de Brito (PT) a primeira providência será a mudança da sinalização de trânsito nos acessos da cidade. “Não podemos ter uma cidade com dois nomes. Será a única cidade do país que terá o nome “das artes”. Muitos turistas passam direto porque estão procurando Embu das Artes.”, diz o prefeito. Ele avisa que não haverá problemas para o cidadãos quanto a outras questões, como a mudança de documentos, placas de veículos, etc. Tudo isso irá sendo modificado com o tempo, na medida em que novos documentos e placas forem emitidos, sem custos adicionais para os contribuintes.
EMBU JÁ É DAS ARTES HÁ MUITO TEMPO
Entre os anos 1950 e 1960 o afluxo de artistas teve início com a vinda para Embu de nomes como Tadakiyo Sakai, Claudionor Assis Dias, Solano e Raquel Trindade. Em 1969, os artesãos e artistas Mestre Gama, Cristo, entre outros, começaram a expor seus trabalhos no Centro Histórico de Embu, fundando o que hoje é carinhosamente conhecida como a ‘Feirinha de Embu’, onde mais de 400 artistas e artesãos expõem seus trabalhos a milhares de turistas que visitam a cidade nos finais de semana e feriados.
Para que o nome de Embu das Artes fosse oficializado, foi necessária a realização de um Plebiscito, solicitado por abaixo-assinado da população de Embu em 2009. No ano passado, por causa das eleições gerais (de deputado a presidente) não foi possível a realização do Plebiscito, que acabou sendo organizado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) no dia 1º de maio de 2011, com 74.286 (66,5%) de votos favoráveis e 37.463 contrários (33,5%).
A publicação da Lei estadual pelo governador Alckmin é a última etapa do processo que durou cerca de dois anos para ser concluído, com grande participação popular. Agora Embu é “das Artes’ de fato e de direito.
(Márcio Amêndola, para o Fato Expresso)
VEJA A LEI ESTADUAL E MAIS MATÉRIAS SOBRE O ASSUNTO NO PORTAL DA PREFEITURA DE EMBU: